08/03/2013 - 09:21 | última atualização em 08/03/2013 - 09:23

Sky instala totem de videoconferência em juizados especiais

jornal Valor Econômico

A Sky, operadora de TV por assinatura via satélite, está apostando na tecnologia para evitar novas ações judiciais de consumidores. A empresa instalou totens nos juizados especiais cíveis do Rio de Janeiro e de Brasília para que clientes possam, por meio de videoconferência, entrar em contato diretamente com seus atendentes e resolver seus problemas.

De acordo com o diretor jurídico da Sky, Ricardo Lagreca, o equipamento é composto por uma tela, um telefone e uma impressora. Ao tirar o telefone do gancho, o consumidor entra automaticamente em contato com um funcionário da empresa. Por meio do totem, o consumidor pode fazer acordos, que são impressos pela própria máquina.

"Para o consumidor, o equipamento é positivo porque vai resolver o problema na hora. Já para o Judiciário é importante porque evita várias ações, de casos que não são complexos", diz Lagreca.

No Estado do Rio de Janeiro, a Sky instalou 12 totens, sendo 11 em juizados especiais cíveis e um no Procon. Segundo Lagreca, 95% dos casos que passam pelas centrais foram resolvidos antes de virarem ações judiciais. Em Brasília, há um equipamento.

Amanhã será inaugurado outro totem, em Porto Alegre. Para o advogado Ricardo Motta, do escritório Viseu Advogados, iniciativas como essa são importantes, já que mesmo os juizados especiais estão abarrotados de processos. "Cresceu a quantidade de reclamações porque estamos em uma economia aquecida. Mas o Judiciário não acompanhou esse aumento", afirma.