09/10/2009 - 16:06

COMPARTILHE

Site do Tribunal de Justiça garante acesso a deficientes visuais

Site do Tribunal de Justiça garante acesso a deficientes visuais

 

 

Do Jornal do Brasil

 

09/10/2009 - Desde o dia 25 de julho, portadores de deficiência visual contam com uma ferramenta tecnológica que os garante acesso às informações do site do Tribunal de Justiça do Rio (TJRJ) que, por mês, recebe 6,2 milhões de visitas. Para essa parcela da população, obter informações sobre o andamento de processos e ações da Justiça está sendo possível graças a ajuda de um sintetizador de voz capaz de fazer leitura dos menus e telas de programas como Windows, Office e Internet Explorer.

 

Na sede da Justiça fluminense, trabalham 234 servidores com necessidades especiais, dentre eles, 60 deficientes visuais. A navegação especial é feita pelo próprio teclado do computador, com emissão sonora pela placa de som da máquina.

 

Segundo usuários, a ferramenta de voz garante autonomia para aqueles que se movimentam nos arquivos virtuais do TJ. A Diretoria Geral de Tecnologia da Informação (DGTEC) afirma que os programas de leitura de tela recebem a atualização constante para garantir que, além de acessíveis, também sejam funcionais para quem busca o serviço.

 

Servidores aprovam Funcionária do Tribunal de Justiça desde setembro de 2003, a técnica de atividade judiciária Isaura Ferreira é deficiente visual e trabalha na Assessoria de Comunicação da Informática do DGTEC.

 

Segundo Isaura, a adequação do site aos programas de leitura de tela facilitou muito o dia a dia de servidores que, como ela, apresentam necessidades especiais.

 

"O meu trabalho seria inviável sem a utilização do Virtual Vision (programa utilizado pelo site do TJ) ou outro leitor de telas semelhante, pois quase todas as minhas funções dependem do auxílio do computador. Agora não há dificuldades para localizar as informações que desejamos encontrar".

 

Responsável pelo atendimento telefônico a usuários internos e externos sobre os serviços que o endereço eletrônico do Tribunal de Justiça oferece, Isaura colabora com o suporte da página virtual, que também trabalha como ouvidoria da área de informática.

 

"Também forneço orientações aos usuários sobre como localizar o que procuram. Além disso, atendo as reclamações dos servidores internos sobre os serviços oferecidos pelo setor de informática do Tribunal de Justiça e respondo e-mails sobre dúvidas, críticas e sugestões para o site", explica a funcionária, que afirma ter a rotina de trabalho facilitada pela iniciativa.

 

Ainda pode melhorar O Tribunal de Justiça do Rio informa que, de acordo com a demanda dos usuários, o portal será aperfeiçoado no futuro. O maior objetivo é criar um ambiente eletrônico totalmente adequado ao uso dos leitores de tela.

Abrir WhatsApp