08/09/2017 - 17:05 | última atualização em 18/09/2017 - 15:27

Em sessão pública, comissão debate sobre Conferência das Humanidades

Em 20 de setembro, a OAB/RJ receberá o secretário-geral do Conselho Internacional para a Filosofia e as Ciências Humanas (CIPSH), Luiz Oosterbeek, para falar sobre a Conferência Mundial das Humanidades, realizada em conjunto com a Unesco em agosto, na Bélgica. A conferência discutiu e aprovou diversas recomendações pra governos, universidades e sociedade civil, em torno de temáticas como o meio ambiente ou as migrações e disputas de fronteiras.

Oosterbeek, que é português, vem à Seccional a convite do presidente da Comissão de Direito Ambiental, Flávio Ahmed, tratar do documento final da conferência, que traz uma nova agenda para as humanidades no século 21. “O evento também abordará os desafios para os setores público e privado no Brasil e o papel da advocacia, que pode se engajar nessa luta por um novo olhar sobre a sustentabilidade e a área de humanidades no geral, além das implicações para o direito ao Meio Ambiente”, explicou.

Segundo ele, é preciso um novo modo de olhar a sociedade, principalmente graças às demandas que vêm se apresentando nos últimos anos, como a questão dos refugiados, por exemplo. “Agora se inicia uma nova etapa: preparar a aplicação dessas recomendações no nosso país, avaliando em detalhes as consequências jurídicas e de políticas públicas que elas implicam. Se trata também de preparar essa aplicação não apenas no setor público, mas nas empresas e na sociedade civil organizada. As recomendações da Conferência Mundial se inscrevem num processo que tem marcos como a Rio+20 ou a COP-21, e vão mudar muito a forma como as humanidades, as artes, as ciências e as técnicas se relacionam”, disse.

O evento será realizado na sede da Seccional, que fica na Avenida Marechal Câmara, 150, 4º andar, com início previsto para às 18h. A participação é gratuita.