13/12/2011 - 14:29

COMPARTILHE

Na Serra áreas de risco terão patrulhamento reforçado

A Voz da Serra

Comandante acata apelo da OAB para evitar saques em imóveis de famílias que deixarão a cidade no verão
 
Os imóveis em áreas de risco mapeadas pela Defesa Civil, interditados ou não, serão alvo de patrulhamento especial que o 11º BPM planeja para este próximo verão. O comandante da unidade em Nova Friburgo, tenente-coronel Marcelo Freiman, comprometeu-se em encontro recente com o presidente da OAB local, Carlos André Pedrazzi, a reforçar o policiamento nas localidades que tendem a ter sua população bastante reduzida durante todo o período de chuvas fortes, devido à desocupação temporária de alguns imóveis por viagens ou mesmo por medo de novos deslizamentos.
 
Pedrazzi observou ainda que após o Natal já é comum em Nova Friburgo muitas famílias viajarem para o réveillon e algumas, inclusive, aproveitam as férias escolares de janeiro para esticar o passeio, deixando suas casas em Nova Friburgo vazias.

“Com a tragédia de janeiro muitas casas em áreas de risco já se encontram desocupadas e, juntando-se o fato das famílias também viajarem, a tendência é que algumas localidades fiquem mais suscetíveis a saques”, disse Pedrazzi, que vem percorrendo ultimamente os loteamentos mais afetados por deslizamentos de encostas e enchentes.

Já foram visitados, por exemplo, o Loteamento Três Irmãos, no distrito de Conselheiro Paulino—onde uma rua inteira está desocupada devido a diversas pedras que ameaçam rolar de uma encosta—e a comunidade do entorno das ruas General Osório e Sílvio Henrique Braune, no Centro. Num encontro com os moradores do Loteamento Três Irmãos, mês passado, a OAB recebeu denúncias que alguns saques já teriam ocorrido nas casas desocupadas do loteamento, onde o fornecimento de energia elétrica foi suspenso por determinação da Defesa Civil. Os moradores se encontram abrigados em casas de parentes, e alguns ainda mantêm seus pertences nos imóveis, já cadastrados para demolição.

O tenente-coronel Marcelo Freiman se comprometeu a reforçar o policiamento ostensivo nessas localidades, inibindo os saques, e orientou os moradores a colaborarem com a PM com informações anônimas à Central 190 e ao disque denúncia do batalhão—2523-4590—sempre que perceberem alguma movimentação estranha ou qualquer outra anormalidade.

O policial orienta ainda que, se possível, as famílias que forem viajar a passeio ou deixar suas casas temporariamente devido ao medo de novos deslizamentos solicitem a vizinhos ou parentes que vigiem o imóvel, permanecendo neles por algum período ou pelo menos algumas vezes por semana. Deixar luzes acesas permanentemente com janelas fechadas é um indicador de que os moradores estão em viagem. Freiman pretende ainda desenvolver uma campanha educativa com dicas de segurança.

Pedrazzi, que se reuniu com o comandante, acompanhado dos advogados André Abicalil e Rafael Borges (presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB local), também aproveitou a oportunidade para parabenizar Freiman e todo o efetivo do 11º BPM pela honrosa condecoração obtida pelos PMs por conta do cumprimento de metas e a redução nos índices de criminalidade em Nova Friburgo e região ao longo deste ano.
Abrir WhatsApp