25/02/2019 - 11:57 | última atualização em 26/02/2019 - 17:36

Seminário na Ordem reflete sobre problemas recorrentes no carnaval

Na próxima quinta-feira, dia 28, a OAB/RJ e a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Estado do Rio de Janeiro promovem o seminário Carnaval pra geral: por um Rio mais justo e mais humano. A ação busca alertar a sociedade para determinados problemas sociais que costumar ser agravados no Carnaval, tais como: assédio contra a mulher, desaparecimento de crianças e intolerância contra a comunidade LGBT+.

Carlos Tuffvesson, Luiza Brunet e Jovita Belfort estão entre os palestrantes. A programação também vai contar com representantes da Defensoria Pública, do Ministério Público, das Polícias Civil e Militar, além de membros das instituições que organizam o evento.

Para a vice- presidente da Ordem, Ana Tereza Basílio, a OAB/RJ começa o ano com uma grande ação. “Seremos anfitriões de um evento cujos temas têm grande relevância na nossa sociedade. A colaboração com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Estado pode ser o início de uma parceria sólida, atuante e disposta a enfrentar temáticas que ainda necessitam de amplo debate, esclarecimento e capacitação para todos os entes que atendem o público. Tenho certeza que o trabalho em conjunto fará grande diferença”, comentou Basílio.

Na mesma linha, a secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Fabiana Bentes, analisa a importância do seminário. “O Carnaval é uma festividade, um marco da nossa cultura. Ações de conscientização da sociedade são de extrema relevância. Não queremos fazer do Carnaval um berço da intolerância contra a comunidade LGBT+, do assédio contra a mulher e do desespero de mães e pais em busca de seus filhos. Precisamos buscar não apenas a empatia entre os cidadãos, mas também o entendimento de uma abordagem qualificada das nossas polícias em qualquer situação. É muito honroso para mim, como secretária, iniciar esta gestão estabelecendo uma parceria com a OAB”, enaltece.

O evento é gratuito e acontece, a partir das 10h30, no São Nobre da OAB, situado à Rua Marechal Câmara, 150, 9 andar.