30/08/2010 - 16:06

COMPARTILHE

Seminário na OAB/RJ discutiu ética e vida artificial

Seminário na OAB/RJ discutiu ética e vida artificial

 

 

da redação da Tribuna do Advogado

 

30/08/2010 - A ética e a responsabilidade dos profissionais do direito junto à sociedade foram os pontos centrais do seminário sobre vida artificial, organizado pela Comissão de Bioética e Biodireito da OAB/RJ, dia 26 de agosto, na sede da Seccional. Após o discurso de abertura do tesoureiro da Ordem, Marcello Oliveira, a presidenta da Comissão, Maíra Fernandes, fez questão de agradecer a presença de todos e afirmar que "como advogados que somos, temos que entender todas as implicações de 'brincar de ser Deus'".

 

O biólogo e pesquisador da Fiocruz, Adeílton Alves Brandão, iniciou o ciclo de palestras esclarecendo as questões técnicas da criação da vida em laboratório. Ele lembrou a todos que a constituição de uma vida totalmente in vitro só existe, por enquanto, no campo teórico, já que o melhor resultado prático obtido até o momento foi a sintetização de um genoma e sua introdução em outra estrutura celular.

 

A melhor forma de se lidar com cada vez mais conhecimento, a legislação acerca da patente intelectual de tão importantes conquistas e diversos questionamentos em relação ao comportamento humano foram os assuntos dominantes nas palestras da psicóloga Maria Clara Dias, da bacharel em direito, Adriana Diaféria e do professor da UFMG, Yuri Castelfranchi.

 

O evento teve como moderadores o pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública, Sérgio Rego, e da advogada e membro da Comissão de Bioética e Biodireito da OAB/RJ, Nara Saraiva.

 

Abrir WhatsApp