25/11/2016 - 17:31 | última atualização em 25/11/2016 - 17:30

COMPARTILHE

Seminário irá abordar adoções necessárias

redação da Tribuna do Advogado

Visando tratar a adoção por um caráter amplo e interdisciplinar, a Comissão da Criança e do Adolescente da OAB/RJ, em parceria com a Comissão de Adoção do Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFam), a Associação Nacional dos Grupos de Apoio à Adoção (Angaad) e a 1ª Vara da Infância, Juventude e Idoso da Capital, realizará o seminário Caminhos da Adoção no próximo dia 9, às 9h30.
 
Voltado tanto para a área jurídica quanto para pessoas que pensam em adotar filhos, o evento trará diversas abordagens sobre o tema, como a exposição sobre as adoções necessárias. “Teremos neste painel uma psicóloga, uma médica e famílias que já passaram pelo processo de adoção desmitificando algumas questões que fazem com que alguns grupos de crianças sejam preteridos, como crianças mais velhas, com deficiência, portadores de HIV e até grupos de irmãos, que, principalmente com a situação econômica que estamos vivendo, têm mais dificuldade para serem adotados”, explica a presidente da Comissão, Silvana do Monte Moreira.
 
Entre as famílias, a programação conta com o depoimento dos pais da menina Duda, que nasceu com a Síndrome Alcoólica Fetal (SAF). A deficiência consiste em malformações congênitas neurológicas, cardíacas e renais, causadas pelo consumo de bebidas alcóolicas durante a gestação. “Eles irão trazer a história de adoção da Duda, demonstrando como é importante abrir os olhos para essas crianças que tanto precisam de amor”, observa Silvana.
 
Segundo ela, o seminário é pensado para os advogados que queiram trabalhar na área da infância e juventude. “Até hoje não se estuda o Estatuto da Criança e do Adolescente como matéria obrigatória nos cursos de Direito. Portanto, quanto mais pudermos apresentar esse tema e debater sobre ele, melhor”. Além disso, conta, o evento receberá assistentes sociais e psicólogos judiciários, além de poder contabilizar como dois encontros nos grupos de apoio à adoção no processo de habilitação de pais.
 
A inscrição deve ser feita pelo email [email protected]. Mais informações pelo telefone (21) 2272-2053.
Abrir WhatsApp