18/09/2009 - 16:06

Semana de conciliação será realizada uma vez por mês nos JEC's

Semana de conciliação será realizada uma vez por mês nos JEC’s

Do Jornal do Commercio

18/09/2009 - Termina nesta sexta-feira a Semana Nacional de Conciliação com a realização de audiências nos seis Juizados Especiais Cíveis (JECs) em funcionamento no Fórum Central do Rio. A medida será adotada mensalmente no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), por determinação do desembargador Luiz Zveiter.

O Tribunal do Rio, por determinação da presidência, fará uma semana de conciliação a cada mês, até o final do ano. Será uma ação contínua e permanente, adiantou o desembargador Antonio Saldanha Palheiro, coordenador do movimento no TJ. Segundo ele, o Judiciário estadual quer se destacar na busca da Meta 2 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que prevê a identificação e julgamento de todos os processos judiciais distribuídos até 31 de dezembro de 2005.

Além do mutirão referente às ações contra as empresas e prestadores de serviços mais acionados nos Juizados Especiais, estão incluídos na Semana de Conciliação todos os processos passíveis de acordos em todo o Estado do Rio. É um projeto audacioso, não podemos assegurar o cumprimento de 100% da Meta 2, mas estamos à frente. Há anos, o TJ do Rio tem uma ação gerenciada no sentido de cobrar dos juízes a produtividade, ressaltou.