11/12/2009 - 16:06

COMPARTILHE

Segundo presidência do TJ, concurso para juízes terá mudanças

Segundo presidência do TJ, concurso para juízes terá mudanças

 

 

Do jornal O Globo

 

11/12/2009 - O presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio, desembargador Luiz Zveiter, anunciou ontem que o próximo concurso para juízes terá mudanças com o objetivo de melhorar os critérios de avaliação dos candidatos, sob o ponto de vista de valores éticos e humanos. Ele disse que o exame oral vai prever questões que permitam avaliar melhor a capacidade de bom senso do candidato para exercer o cargo de magistrado. Zveiter lembrou que o Tribunal de Justiça do estado tem hoje um déficit de 130 juízes por conta do baixo índice de aprovação nos últimos concursos. O concurso para magistrados do Tribunal de Justiça é considerado extremamente rigoroso do ponto de vista técnico, mas o desembargador Luiz Zveiter disse que isso não é suficiente para avaliar a capacidade de um candidato de exercer o cargo de juiz em prol de um julgamento mais justo.

 

O presidente do TJ informou também que o Rio de Janeiro está hoje em primeiro lugar no ranking de estados no cumprimento da Meta 2 do Conselho Nacional de Justiça, que determina que os processos judiciais distribuídos até 31 de dezembro de 2005 sejam julgados até o fim do ano.

 

A assessoria de imprensa do Tribunal de Justiça informou que este ano houve um aumento de 40,48% na produtividade dos juízes, em relação ao ano anterior. O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro recebeu até novembro deste ano 1.955.493 novas ações na 1 ainstância e julgou 1.776.462.

 

No ano de 2008 foram proferidas 1.167.985 sentenças.

Abrir WhatsApp