30/03/2011 - 16:06

COMPARTILHE

Segundo Anuário da Justiça, Judiciário tem sido o Poder mais atuante

Segundo Anuário da Justiça, Judiciário tem sido o Poder mais atuante


Do Jornal do Commercio

30/03/2011 - O Poder Judiciário tem sido o mais atuante dos Poderes da República. Essa é a conclusão da leitura do Anuário da Justiça Brasil 2011, produzido pela revista eletrônica Consultor Jurídico, com o apoio da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), que será lançado amanhã em Brasília.

"Mais do que nunca, coube à Justiça dizer a última palavra nas grandes controvérsias nacionais", afirma Maurício Cardoso, editor executivo do Anuário. A afirmação foi feita após a análise de episódios como a aplicação da Lei da Ficha Limpa nas eleições do ano passado e a extradição do italiano Cesare Battisti.

O lançamento do anuário será às 18h30, no térreo do anexo II do Supremo Tribunal Federal (STF), e contará com a presença do presidente do STF, ministro Cezar Peluso. Em 308 páginas, o anuário traz as principais informações sobre as pessoas que decidem e as decisões que foram tomadas em 2010 no âmbito da cúpula do Judiciário brasileiro.

A publicação faz uma radiografia completa da cúpula do Judiciário brasileiro, mostrando quem são e como julgam os 94 ministros que integram o STF e os tribunais superiores de Justiça, do Trabalho, Eleitoral e Militar. Faz, ainda, um retrato sintético dos órgãos do sistema de Justiça.

O anuário traz ainda o resultado de enquete entre todos os ministros, que apurou quais são os doutrinadores do direito brasileiro mais influentes nos tribunais.

Os mais votados foram Arnaldo Sussekind, na área trabalhista, o processualista José Carlos Barbosa Moreira, o administrativista Hely Lopes Meirelles e o civilista Pontes de Miranda.

Abrir WhatsApp