05/10/2012 - 09:03

Sede da OAB/RJ terá nome de Sobral Pinto

O jurista Sobral Pinto dará nome ao prédio sede da Seccional, em homenagem aprovada por aclamação na sessão desta quinta-feira, dia 4, do Conselho da OAB/RJ, por iniciativa do presidente Wadih Damous. "Fecho com chave de ouro minha gestão, prestando a Sobral este tributo, mais do que merecido, da advocacia", disse Wadih.

Pouco antes, Wadih anunciara sua proposta de submeter ao conselho a ideia de homenagear a memória de um dos mais ilustres defensores de direitos humanos ao prédio da OAB/RJ. Foi durante mesa redonda que se seguiu à exibição do filme Sobral - O homem que não tinha preço, da cineasta Paula Fiúza, neta do jurista.

Wadih e Felipe em mesa que após exibição de filme sobre o jurisita  |  Foto: Lula Aparício O filme, que refaz a trajetória do advogado com entrevistas, gravações de passagens históricas – como o comício das Diretas Já, em 1984 – e depoimentos, concorre ao Troféu Redentor entre os documentários da mostra Première Brasil do Festival do Rio. A OAB/RJ e a Caarj são co-patrocinadoras do trabalho.

Ao lado do presidente da Caarj, Felipe Santa Cruz, Wadih lembrou que, em cada cerimônia de entrega de carteiras da Ordem aos novos advogados, exorta-os a seguirem o exemplo ético de Sobral, inspirando-se no seu desassombro ante o autoritarismo e na sua sabedoria do Direito.

Ele não tinha medo de ninguém. E era prático, genial
Wadih Damous
presidente da OAB/RJ
"Ele não tinha medo de ninguém. E era prático, genial, como na ocasião em que se utilizou da Lei de Proteção aos Animais para livrar Luís Carlos Prestes e Harry Berger das condições sub-humanas a que estavam submetidos no cárcere, durante o Estado Novo. Não havia ordenamento jurídico e Sobral usou a defesa que estava à mão", comentou Wadih.

Felipe, por sua vez, referiu-se à qualidade do jurista de "remar contra a maré", seguindo suas convicções de respeito aos direitos civis, à liberdade de expressão e às leis mesmo em situações de adversidade. Ele lembrou que a OAB/RJ há tempos instituiu a Medalha Sobral Pinto, conferindo-a aos advogados com 50 anos de atividade profissional. "Muito nos honra ajudar a patrocinar um filme em sua homenagem", afirmou, emocionado.

Também participaram da mesa-redonda o advogado Modesto da Silveira, membro da Comissão de Ética Pública da Presidência da República e um dos que deram depoimento sobre o jurista, a professora Rosa Cardoso, integrante da Comissão Nacional da Verdade, a diretora Paula Fiúza, o presidente da RioFilme Sérgio Sá Leitão, o produtor Augusto Casé, a filha Gilda Sobral Pinto e o mediador, jornalista Chico Otávio.