15/07/2024 - 15:20 | última atualização em 15/07/2024 - 18:20

Sede da ESA, no prédio histórico da OAB, ganha auditório que homenageia Sylvio Capanema

Na cerimônia de inauguração, Seccional anuncia pedido para que a ESA seja habilitada a oferecer mestrado certificado pelo MEC

Biah Santiago

A Escola Superior da Advocacia (ESA) da OABRJ inaugurou, na manhã desta segunda-feira, dia 15, um auditório com capacidade para 140 pessoas, climatizado e dotado de equipamentos para transmissão ao vivo das aulas, palestras e workshops gratuitos promovidos pela escola, para viabilizar programas cuja modalidade seja virtual ou híbrida. A nova estrutura homenageia o advogado, desembargador aposentado e professor de Direito, Sylvio Capanema de Souza, baluarte do Direito Civil e Imobiliário, que morreu em junho de 2020, aos 82 anos, vítima da Covid-19.

Capanema advogou por 33 anos e foi diretor da ESA antes de ingressar na magistratura, em 1994, por meio do Quinto Constitucional. Como desembargador, tornou-se integrante do Órgão Especial do Conselho de Magistratura e ocupou o cargo de vice-presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. Depois de se aposentar como magistrado, em 2008, voltou a exercer a advocacia ativamente.

O presidente da OABRJ, Luciano Bandeira, relembrou passagens da trajetória de Capanema e ressaltou a importância do investimento da Seccional em um ensino de qualidade visando à capacitação constante da advocacia.

“A escolha do nome do professor Sylvio Capanema para batizar este auditório foi unânime. A memória do Sylvio estará sempre presente em cada advogado e advogada. A OABRJ tem orgulho por todo o legado que ele deixou para a advocacia, e quem não o conheceu, pode agora, com este novo espaço, inspirar-se na carreira do professor Capanema”, declarou Luciano.

“Este espaço foi montado com investimento na tecnologia para levar conhecimento ampliado aos advogados e advogadas. Além desta gama de lugares que temos aqui, há a possibilidade de o conhecimento chegar a mais locais do estado. A advocacia precisa de formação continuada e estar habilitada para os grandes desafios do dia a dia da carreira para acompanhar a evolução da própria matéria do Direito”.

Na cerimônia de inauguração estiveram a vice-presidente da Seccional, Ana Tereza Basilio; o secretário-geral, Marcos Luiz Souza; a secretária-adjunta da OABRJ, Mônica Alexandre Santos; o secretário-geral da ESA, João Quinelato; o ouvidor-geral da OABRJ, Pedro Barreto; o presidente da Comissão de Direito Civil da OABRJ e professor titular de Direito Civil da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Gustavo Tepedino; a presidente da Academia Carioca de Direito e ex-presidente do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Rita Cortez; e o presidente do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2), Guilherme Calmon.

“Sylvio era um sacerdote do conhecimento e contemplava todas as qualidades que a advocacia precisa ter, é um verdadeiro símbolo para a profissão. Um grande orador, magnífico advogado, uma figura extraordinária, e só podemos ficar emocionados pelo fato de a Seccional poder prestar esta homenagem a ele”, considerou Basilio.

“Este auditório irá multiplicar todo o trabalho que a gestão Luciano Bandeira semeou para que seja possível promover conhecimento de qualidade, sobretudo aquele oferecido sem custo adicional à advocacia”.

Segundo Quinelato, o objetivo da ESA é proporcionar conhecimento à classe unindo as ferramentas tecnológicas às temáticas recentes do Direito.

“É uma alegria poder entregar um auditório equipado e estruturado para uso da advocacia, que carrega o legado do professor Sylvio Capanema, que tinha uma paixão e determinação pelo aprimoramento da classe”, disse o secretário-geral da ESA.

“O objetivo da ESA é qualificar a advocacia de todos os cantos do estado, e este espaço é fruto de uma longa caminhada de trabalho para levar conhecimento qualificado para os advogados e advogadas”.

Em um momento comovente da cerimônia, os familiares de Capanema receberam uma moção de agradecimento pelos serviços prestados por ele à advocacia. A advogada Luísa Capanema, neta do jurista, declarou:

“Para a nossa família, estar aqui hoje vendo o legado deixado pelo meu avô à advocacia, comove-nos e nos acolhe após quatro anos de sua partida. Sem sombra de dúvidas, unir a advocacia com a sala de aula é o presente mais bonito que poderíamos receber da OABRJ. Para o meu avô, transmitir o conhecimento é uma forma justa de cultivar o Estado democrático de Direito”.

OABRJ anuncia pedido protocolar para que ESA emita certificado reconhecido pelo MEC

Durante a cerimônia, o secretário-geral da ESA, João Quinelato, anunciou que a OABRJ protocolou um pedido preliminar ao Conselho Técnico-Científico de Educação no Ensino Superior do Ministério da Educação (MEC) para que a ESA seja habilitada a emitir certificado no mestrado profissionalizante, que será oferecido sem custo adicional à classe.

“Esperamos, com a maior brevidade possível, anunciar um mestrado profissional próprio e sem custo adicional à classe, com o selo da ESA. A ideia é ampliar, cada vez mais, a formação técnica da advocacia para além dos cursos de curta duração e de extensão oferecidos pela escola”, afirmou Quinelato.

Basilio contou que a finalidade precípua é disponibilizar mestrado para a advocacia de fora da capital.

“O objetivo é levar ensino qualificado às subseções e ao interior do estado, que, por conta da distância e de outros fatores, têm pouco acesso ao conhecimento e à universidade”.