21/11/2017 - 15:03 | última atualização em 01/12/2017 - 15:28

COMPARTILHE

Seccional sedia lançamento de livro sobre alienação parental

redação da Tribuna do Advogado

Em 4 de dezembro, às 15h, a OAB/RJ sediará o lançamento do livro Alienação parental e o novo regime geral do processo tutelar cível, da advogada portuguesa Sandra Ines Feitor. Na oportunidade, ela falará sobre alienação parental e mediação familiar.

A presidente da OAB/Mulher, Marisa Gaudio, lembrou que a alienação parental acontece em alguns divórcios e não é um comportamento recente, mas a partir da Lei 12.318/2010 ficou mais claro na legislação como uma prática que não se deve cometer. “Com o fim das relações conjugais as pessoas precisam lidar com as suas dores e dificuldades. Muitas vezes, por não saberem lidar com a dor acabam transferindo para os filhos os problemas com seus ex-cônjuges. Esse pai, mãe ou até mesmo avós, magoados pela situação, começam a afastar o filho do outro e desconstruir a imagem daquela pessoa, alienando o parente do convívio e do sentimento”, esclareceu.

Ela pontuou que o melhor caminho para todas as ações de família é a conciliação. “Nesse sentido a mediação no novo Código de Processo Civil veio contribuir bastante. Qualquer forma de resolução consensual de conflitos auxilia demais nos processos de família. Há de se pensar sempre no melhor interesse da criança. Muitas vezes os pais fazem sem perceber, então é preciso que os advogados estejam atentos quando forem propor as demandas e conversar com os clientes sobre os processos e sobre a conduta deles, não incentivando o litigio, sendo profissionais sérios que pensem no bem-estar da criança. É importante que o juiz de família tenha esse olhar diferenciado, assim como o Ministério Público e os técnicos do judiciário, psicólogos, assistentes sociais para perceber as peculiaridades da alienação parental”.

A participação no evento é gratuita mediante inscrição pelo e-mail [email protected]. A Seccional fica na Avenida Marechal Câmara, 150 - 4º andar.
Abrir WhatsApp