08/05/2015 - 10:00 | última atualização em 11/05/2015 - 15:23

COMPARTILHE

Seccional realiza debate sobre cotas raciais em concursos públicos

redação da Tribuna do Advogado

Em vigor desde junho de 2014, a lei que reserva 20% das vagas em concursos públicos para negros é vista por movimentos sociais como um passo importante para a igualdade racial no país, mas é tida como discriminatória por outros setores da sociedade. A Comissão de Direito Constitucional da OAB/RJ (CDCON) entra na discussão polêmica e promove debate no dia 13 de maio, data em que se celebra 127 anos da abolição da escravidão negra no Brasil. O evento será às 15h, no plenário Evandro Lins e Silva, no 4º andar da Seccional.

De um lado, Sylvio Clemente da Motta Filho, membro da CDCON, argumentará em oposição às cotas. Do outro, o presidente da Comissão de Igualdade Racial da OAB/RJ, Marcelo Dias, se posicionará a favor da lei. Mediador do debate, o presidente da CDCON, Leonardo Vizeu, acredita que o evento ajudará a somar ideias. “Por ser um assunto extremamente polêmico, a pluralidade de opiniões é fundamental. Os debatedores entendem sobre o tema, cada um com um posicionamento diferente. A data foi escolhida propositalmente, por ser simbólica”, disse.

Cada participante terá quarenta minutos para expor ideias. Depois será aberta uma rodada de perguntas, encerrando com as considerações finais.  O encontro tem apoio do Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (Ibmec); das Faculdades Integradas Hélio Alonso (Facha); das editoras Forense, Método e Forense Universitária; do curso Fórum; e do Grupo Editorial Nacional. Mais informações pelo telefone (21) 2730-6525.
Abrir WhatsApp