04/12/2017 - 17:27 | última atualização em 12/12/2017 - 15:08

COMPARTILHE

Seccional promoverá terceiro debate sobre a Reforma Trabalhista

redação da Tribuna do Advogado

Depois de lotar o plenário da OAB/RJ por duas edições, o ciclo de debates sobre a Reforma Trabalhista terá sua terceira edição no dia 13, às 18h30. A professora Andréa Zabaleta Cabo, o professor Rosildo Bomfim e o juiz titular da 1ª Vara do Trabalho de São João de Meriti, Felipe Bernardes, serão os palestrantes deste terceiro encontro.
 
O encontro acontecerá no Plenário Evandro Lins e Silva, que fica na Avenida Marechal Câmara, 150, 4º andar, no Centro. A entrada é gratuita. Para inscrição, entre em contato pelo e-mail seccomissõ[email protected].
 
Inicialmente, a aplicação da Reforma Trabalhista, estabelecida pela Lei nº 13.467/2017, e que entrou em vigor no dia 11 de novembro, seria tratada pela OAB/RJ em apenas um encontro, no entanto a procura foi tão grande que o evento chega agora a sua terceira edição. As dúvidas do público são muitas, mas uma certeza fica evidente: a mudança afetará diretamente a forma de se pensar o Direito do Trabalho.
 
Desembargadora do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª região (TRT-1), Vólia Bomfim foi uma das palestrantes a expor essa conclusão na primeira edição do debate, realizada no dia 31 de outubro. Segundo ela, o que a reforma fez foi “retroceder o Direito do Trabalho”, apesar de, na sua opinião, a nova lei só ter sido o ápice de um processo de esvaziamento desse ramo da Justiça e da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT). “Já acompanhamos esse retrocesso há alguns anos, por diversas leis que flexibilizavam a relação de trabalho. O que a reforma fez, na verdade, foi tornar o Direito de Trabalho mais privativo e mudar a forma de pensá-lo”.
 
Veja no vídeo acima como foi este primeiro debate.
Abrir WhatsApp