20/07/2016 - 17:07

Seccional lança vídeo histórico sobre os 50 anos das subseções

50 anos
Em comemoração aos 50 anos das subseções de Nova Iguaçu, São Gonçalo, Duque de Caxias, Petrópolis, Barra Mansa, Volta Redonda, Barra do Piraí, Valença, Nova Friburgo, Miracema, Itaperuna, Campos e Teresópolis, a OAB/RJ preparou um vídeo histórico sobre o meio século de trabalho nesses locais e a importância do resgate da memória da advocacia.

"Aqui revisitamos a história, o trabalho dessas subseções, tanto no aspecto corporativo quanto institucional, tanto na defesa dos interesses da classe quanto da Constituição Federal, dos direitos humanos, da democracia, da justiça social", anuncia o diretor do Departamento de Apoio às Subseções (DAS), Carlos André Pedrazzi.

Diretor do Centro de Documentação e Pesquisa da Seccional, Aderson Bussinger explica no vídeo o trabalho realizado pelo grupo para coletar documentos, arquivos e jornais, que compuseram também uma publicação especial lançada pela casa na ocasião e que está disponível para download.

"Recuperar essa memória aqui na OAB não é somente ressaltar e fazer o registro desses acontecimentos importantes que nos trouxeram onde nós chegamos, mas aprennder com essa história. Como os advogados começaram a se organizar nesses 13 municípios, a conjuntura politica na qual estavam inseridos, entender quais os passos da OAB para chegar a ser a Ordem que nós conhecemos hoje", diz ele, citando o caso da prisão, na época da Ditadura Militar, do primeiro presidente da OAB/Duque de Caxias, Wellington Cantal, que também dá seu depoimento no vídeo.

Acompanhe os eventos comemorativos aos 50 anos que a Seccional está promovendo nas subseções na seção especial criada no site.