16/03/2017 - 15:08 | última atualização em 20/03/2017 - 11:17

Seccional formará delegados de prerrogativas em todo o estado

Foto: Lula Aparício   |   Clique para ampliar
A Comissão de Prerrogativas da Seccional ministrará cursos em todas as subseções para treinar os delegados sobre os principais casos de desrespeito ao advogado em sua atuação profissional. Presidentes das subseções e de comissões de prerrogativas de todo o estado participaram do lançamento do curso, nesta quarta-feira, dia 15, durante o Encontro Estadual de Prerrogativas, que foi realizado dentro do encontro nacional promovido pelo Conselho Federal e sediado pela OAB/RJ.

O vice-presidente da Comissão Nacional de Defesa das Prerrogativas, Cássio Telles, fez uma apresentação do aplicativo Prerrogativas mobile, lançado na abertura do encontro nacional. Segundo ele, o aplicativo é um desafio para todas as seccionais e irá facilitar o acesso dos advogados à defesa das prerrogativas.

Para o presidente da Comissão de Prerrogativas e tesoureiro da OAB/RJ, Luciano Bandeira, é preciso dar efetividade à defesa das prerrogativas. “O aplicativo será uma ferramenta muito importante para nós aqui do Rio de Janeiro. É fundamental que a gente esteja presente naquele momento que o advogado precisa”, disse.

Luciano explicou que a cartilha, lançada pela comissão em fevereiro, tentou sintetizar os momentos mais usuais do cotidiano no enfrentamento à violação de prerrogativas. “O primeiro defensor das suas prerrogativas deve ser o próprio advogado, então é obrigação que ele tenha pleno conhecimento do que o estatuto lhe garante e da forma de proceder em momentos de dificuldades”.

Sobre os cursos, o presidente explanou que eles serão baseados na cartilha e irão percorrer todas as subseções do estado. “ Vai ser um processo de interiorização da nossa comissão e de integração com o sistema único estadual de defesa de prerrogativas. Com o aplicativo vamos conseguir uma integração muito mais rápida”, defende Luciano.