05/10/2018 - 13:03 | última atualização em 05/10/2018 - 13:18

Seccional debate temas relacionados à recuperação judicial

Foto: Bruno Marins  |   Clique para ampliar

Nádia Mendes
A OAB/RJ, por meio de sua Comissão Especial de Recuperação Judicial, Extrajudicial e Falência (CRJEF),  sediou na manhã desta quinta-feira, dia 4, um debate em formato de mesa redonda sobre questões ligadas à recuperação judicial. O evento foi realizado em conjunto com a TMA Brasil, representante no país da Turnaround Management Association, associação mundial que reúne profissionais envolvidos com recuperação da performance e do valor em empresas e organizações em geral.

Foto: Bruno Marins |   Clique para ampliar
O encontro foi dividido em quatro temas. Na primeira exposição, o advogado Fábio Rosas falou sobre o DIP, sigla que significa Debtor in Possession Financing, e designa uma modalidade de aporte em que a companhia não precisa dar bens em garantia, mantendo o controle sobre eles. "No tema de financiamento de empresas em recuperação há um conceito internacional das práticas de restruturação de empresas no mundo que parece ser unânime e a gente pode explorar todos os aspectos dele. Mas é sempre dito que sem rapidez e sem dinheiro novo as chances de efetiva recuperação de uma empresa são muito poucos", disse Rodas.

Além do DIP, foram abordadas as unidades produtivas isoladas (UPIs), estratégias de recuperação judicial e extrajudicial e mecanismos alternativos de alienação de ativos em falência.