10/02/2011 - 15:49

COMPARTILHE

Seccional e Caarj promovem dia de ação social no Complexo do Alemão

 

20/01/2011 - Após os acontecimentos que marcaram as comunidades do Complexo do Alemão, no subúrbio do Rio, em novembro do ano passado, a Seccional, em parceria com a OAB/Leopoldina, a comissão OAB Jovem e a Caixa de Assistência dos Advogados do Rio de Janeiro (Caarj), organizou um mutirão de atendimento jurídico, que esteve no local no dia 18 de dezembro. Um grupo de 80 pessoas, composto por advogados e estudantes de Direito, orientou a população sobre temas como Direito do Consumidor, Direitos Humanos, Justiça do Trabalho e igualdade racial. Além do atendimento jurídicp, a Caarj disponibilizou exames gratuitos de glicose e de pressão arterial.

 "Os moradores são cidadãos que por gerações não tiveram seus direitos de cidadania reconhecidos. Nós queremos que essas pessoas conheçam seus direitos. Até hoje elas só conheceram suas obrigações", disse o presidente da OAB/RJ, Wadih Damous, que compareceu ao evento. Também presente, o tesoureiro da Caarj, Ricardo Menezes, parabenizou a equipe pelo trabalho. "Todo esse esforço é útil para garantir cidadania para essas pessoas, que sempre estiveram à margem da sociedade, sufocadas pelo tráfico", elogiou.

Durante todo o dia, aproximadamente 1.500 pessoas foram atendidas. Os casos apresentados pela população serão analisados e, caso haja necessidade de ingresso em juízo, encaminhados para o Escritório Modelo da OAB/RJ.

Segundo o presidente da OAB Jovem, Rafael Rihan, a intenção agora é levar o projeto para outras comunidades do estado. "Planejamos visitar a Vila Cruzeiro e fazer um cronograma incluindo outras localidades", explicou ele.

Abrir WhatsApp