26/11/2009 - 16:06

Seabra Fagundes recebeu medalha no IAB

Seabra Fagundes recebeu medalha no IAB

Da redação da Tribuna do Advogado

23/11/2009 - Ex-presidente do Conselho Federal e do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), o jurista Edurado Seabra Fagundes foi homenageado com a medalha Teixeira de Freitas, nesta quarta-feira, 25, no IAB. A comenda é entregue a cada dois anos aos profissionais com atuação destacada na luta pelo Direito e pela Justiça. Emocionado com a cerimônia, que contou a participação de grandes figuras do Direito brasileiro, Seabra Fagundes agradeceu e destacou a importância de receber reconhecimento de uma instituição como o IAB, que por gerações vem discutindo os temas mais relevantes da sociedade brasileira. "Sinto-me extramente honrado com essa homenagem, embora não me sinta merecedor"', disse, modestamente.

A justificativa pela homenagem é, no entanto, notória. Ao presidir a OAB/RJ, o advogado se destacou na luta contra as arbitrariedades do regime militar e na defesa intransigente dos direitos humanos. Tanto empenho teve conseqüências. No ano de 1980, uma carta-bomba foi envida à sede da Seccional, destinada ao presidente. O artefato, no entanto, acabou explodindo nas mãos da secretária Lyda Monteiro, resultando em sua morte. O episódio marcou para sempre a história da Ordem.

Presente à solenidade, o atual presidente do IAB, Henrique Maués, elogiou Seabra Fagundes. "Antes de ser um advogado, ele foi um herói para a minha geração. Um home  que advogou para o Estado brasileiro, combatendo um regime totalitário, uma época que não queremos que volte", afirmou. O orador oficial Humberto Jansen,  completou: "Essa medalhe hoje vai para o peito de um advogado que lutou contra a ditadura e a tortura e sobreviveu ao ataque traiçoeiro do terrorismo militar".

Também participaram da cerimônia o presidente da OAB/RJ, Wadih Damous; o ex-presidente do Conselho Federal, Hermam Assis Baeta; o ex-presidente do IAB, Ricardo Lyra; a procuradora do Estado, Lúcia Lea Guimarães Tavares; e os advogados Benedito Calheiros Bonfim e Glória Márcia Percinoto.