30/07/2012 - 13:39

Seabra Fagundes recebe homenagem na OAB/Barra da Tijuca

redação da Tribuninha

O auditório da OAB/Barra da Tijuca foi reinaugurado na última sexta-feira, 27, com uma grande cerimônia de entrega da Medalha Sobral Pinto a 32 advogados com mais de 50 anos de profissão. Entre eles, o ex-presidente da OAB Nacional, Eduardo Seabra Fagundes, a quem foi dirigida a carta-bomba que em 1980 matou a secretária Lyda Monteiro da Silva. Seabra Fagundes presidiu a OAB Nacional de abril de 1979 a março de 1981 e foi “o maior presidente que o Conselho Federal já teve”, segundo afirmou Wadih Damous, presidente da OAB/RJ.
Seabra Fagundes

O atentado à OAB ocorreu quando o então presidente insistia na identificação de agentes dos serviços de segurança suspeitos do atentado sofrido pelo jurista Dalmo Dallari. Para Wadih, Seabra Fagundes liderou a Ordem em um dos períodos mais difíceis para a advocacia, além de ter tido a honra de conhecer e trabalhar com Sobral Pinto, “que em sua gestão foi conselheiro federal”, observou.

“Sobral é um homem do qual me recordo com saudade. É uma honra receber uma comenda que leva seu nome”, afirmou Seabra Fagundes, para, em seguida, acrescentar: “não me sinto credenciado para ser homenageado a não ser pelo afinco presente em mim e nos demais laureados desta noite, que nos permitiu exercer nossa profissão por mais de 50 anos”, disse o ex-presidente.

Dirigindo-se aos homenageados, Wadih disse sentir profunda inveja desta comenda. “Queria ter a honra de dizer que faço parte da geração que ajudou a solidificar a história da OAB. Uma geração em que prevaleciam os princípios éticos”, acrescentou.

Para Felipe Santa Cruz, é papel da Diretoria de uma OAB resgatar a história da sua entidade. “Discutir os mercados da advocacia faz parte de questões práticas. No entanto, em solenidades como esta é que reafirmamos os princípios desta profissão tão importante para a história do país”, concluiu.

Modernidade e sofisticação

Criada há pouco mais de três anos, a Subseção da Barra da Tijuca já conta com mais de sete mil inscritos, é a segunda maior do estado, e a ampliação do auditório era fundamental para atender a demanda de cursos e palestras. “Neste novo espaço, com capacidade para mais de 90 pessoas, teremos diversos cursos – inclusive os telepresenciais”, explicou Luciano Bandeira, presidente da OAB/Barra.

O novo auditório, além da reforma do piso, pintura, modernização e mudança na disposição das cadeiras, está todo equipado para receber os cursos e palestras telepresenciais, novo projeto da OAB/RJ e da Caarj.

Estiveram presente à cerimônia, o vice-presidente da OAB/RJ, Sérgio Fisher, os tesoureiros da Seccional e da Caarj, Marcello Oliveira e Ricardo Menezes, respectivamente, e o conselheiro federal Cláudio Pereira.