05/05/2016 - 17:14 | última atualização em 09/05/2016 - 14:25

Sala de Prerrogativas na Casa do Advogado Paulo Saboya é inaugurada

Foi inaugurada nesta quinta-feira, dia 5 de maio, a Sala de Prerrogativas na Casa do Advogado da Rua do Rezende. Com o novo espaço – que recebeu o nome de Benedito Calheiros Bomfim, em homenagem ao advogado que, em 2016, completa cem anos –, os colegas que atuam na área trabalhista terão mais celeridade no atendimento e na defesa do exercício profissional. A sala fica no terceiro andar do prédio, localizado próximo ao Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da Rua do Lavradio, no Centro.

“A OAB/RJ não perde o norte de servir ao advogado um dia sequer. Se existem as agendas da Ordem em relação ao país, às questões políticas, aos direitos humanos, existe também esse atendimento diário ao advogado. Estamos ligados ao dia a dia dos colegas, e por isso não tenho dúvidas de que as prerrogativas são a nossa prioridade absoluta”, afirmou o presidente da Seccional, Felipe Santa Cruz. Ele lembrou que a homenagem a Calheiros Bomfim é parte de uma série. “Teremos grandes iniciativas este ano, celebrando o centenário de Calheiros Bonfim. Digo sempre aos novos colegas que a crise do mundo é, em parte, a crise dos valores. E Calheiros Bonfim não é apenas exemplo de advogado, é referência de valores de humanidade, simplicidade, do resgate de qual é o papel da advocacia e do ser humano em face do outro”, acrescentou Felipe.

Segundo o tesoureiro da OAB/RJ, Luciano Bandeira, o novo espaço também corrige um erro histórico, já que não havia uma sala de prerrogativas específica da Justiça trabalhista. “Aprendi que o cotidiano da advocacia trabalhista é diferente, e precisa de um olhar cuidadoso. A sala representa a nossa unidade, a ideia de que a Comissão de Prerrogativas tem que atuar na ponta, onde está o trabalho do advogado. Ela tem que atuar na hora, no momento em que o advogado sofrer uma violação”, defendeu.

Foto: Bruno Marins  |   Clique para ampliar
"A advocacia trabalhista agradece muito a iniciativa. O advogado dessa área trabalha muito, e terá todo o apoio com esse espaço e todos os delegados e responsáveis que atuarão aqui”, completou o presidente da Comissão da Justiça do Trabalho (CJT) e secretário-geral da Ordem, Marcus Vinícius Cordeiro.

A família de Calheiros Bomfim também estava presente. “Em nome da minha família, gostaria de agradecer a iniciativa da OAB/RJ. Se muitos advogados trabalhistas se identificam com o trabalho do meu avô, posso falar que o Dr. Calheiros Bonfim se identifica muito com o trabalho da CJT da Seccional, que atua com muito carinho, dedicação e zelo. Para a Justiça do Trabalho, essa é uma iniciativa sem precedentes”, disse Bianca Neves Bonfim, neta do homenageado.