26/06/2015 - 18:54 | última atualização em 29/06/2015 - 14:39

Sala da OAB/RJ na Cidade da Polícia Civil é inaugurada

Foi inaugurada na manhã desta sexta-feira, dia 26, a sala da OAB/RJ na Cidade da Polícia - complexo da Polícia Civil, em Manguinhos, na zona norte do estado. O espaço atenderá advogados que atuam nas delegacias em funcionamento no local, oferecendo gratuitamente um escritório compartilhado que conta com fotocopiadoras, computador, impressoras e acesso à internet. A iniciativa vai possibilitar que os profissionais acompanhem os inquéritos e procedimentos criminais e usufruam de uma estrutura confortável.

“A primeira demanda dos advogados aqui era uma máquina de fotocópia. Até termos essa sala da Ordem, o advogado que vinha ver os inquéritos nas mais de 20 delegacias especializadas que funcionam aqui tinha que ir para um shopping em um bairro próximo, de táxi, acompanhado de um policial, para levar o inquérito. O shopping não fica tão perto, mas era o local mais perto daqui com esse serviço”, contou, no evento, o presidente da Comissão de Segurança Pública da OAB/RJ, Breno Melaragno, um dos responsáveis pela negociação para que fosse criado o espaço.

Presidente da outra comissão da Seccional que esteve à frente das negociações, a de Defesa, Assistência e Prerrogativas (Cdap), João Pedro Pádua completou que essa, porém, não era a única reivindicação dos colegas que militam no local: “Os advogados têm que aguardar pra conseguir falar com o delegado ou com o policial que está responsável por seu caso e essa espera, aqui na Cidade da Polícia, era um pouco complicada por não existir um lugar para que eles ficassem”.

Com a inauguração, ele comemora: “Agora, eles contam com uma sala com ar-condicionado, sofá, e para onde podem, inclusive, eventualmente levar seus clientes para passar instruções e fazer as últimas consultas antes de um depoimento policial. Também é um espaço que podem usar para escrever uma petição necessária para pedir acesso a um procedimento policial, por exemplo. É uma grande facilidade porque o complexo está localizado sem muito comércio ao redor”.

A cerimônia de inauguração contou com uma demonstração do espaço de treinamento da Polícia Civil e com discursos do presidente da Seccional, Felipe Santa Cruz; do chefe de Polícia Civil do Rio de Janeiro, Fernando Veloso; e do assessor especial para relações institucionais da Polícia Civil, delegado Gilbert Stivanello.

“O que é simbolizado hoje nessa solenidade não é só apenas a inauguração de uma sala de atendimento. É o diálogo entre as instituições, que é um caminho para que possamos construir, juntos, a sociedade com que todos nós sonhamos. Não há como criar nossos filhos nessa cidade sem uma polícia preparada, assim como não há como criá-los em uma sociedade sem o trabalho de vários advogados. E esperamos investir muito mais nesse diálogo nos próximos anos”, frisou Felipe.

Stivanello ressaltou a união de base entre as duas profissões: “No curso de Direito todos nós convivemos com colegas que posteriormente vão para várias instituições e a OAB acaba sendo a mãe de todos eles. A OAB é a segunda casa de todos nós e, como filhos que separam um cômodo em suas casas para abrigarem seus pais, oferecemos com prazer esta sala”.