12/04/2013 - 10:11 | última atualização em 12/04/2013 - 17:45

Sai edital para Defensoria do Distrito Federal. Salário de R$ 19 mil

Correio Braziliense

Os bacharéis em direito que tentam uma oportunidade no funcionalismo têm agora mais uma oportunidade. A Defensoria Pública do Distrito Federal lançou ontem edital para defensor. São oferecidas três vagas para preenchimento imediato e outras 60 para formação de cadastro reserva. O salário é um dos melhores do serviço público: R$ 19.513,73. Os interessados devem ter ainda registro na OAB e, no mínimo, dois anos de prática forense.

As inscrições estarão abertas entre 28 de maio e 11 de junho, no site do Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe/InB), a banca organizadora. A taxa custa R$ 200. Vinte por cento das oportunidades do cadastro reserva serão destinados a pessoas com deficiência.

Segundo o edital, os aprovados vão desempenhar atividades de orientação, postulação e defesa dos direitos e dos interesses das pessoas de baixa renda, na prestação jurídica, judicial e extrajudicial, integral e gratuita, em todos os graus de jurisdição e instâncias administrativas.

A lista de conteúdos cobrados é extensa. Os candidatos responderão a questões de direitos constitucional, administrativo, penal, processual penal, civil, empresarial, processual civil, do consumidor, difusos e coletivos, da criança e do adolescente, humanos, tributário e previdenciário e de princípios institucionais da Defensoria. A prova está prevista para 14 de julho. Haverá ainda exames discursivo e oral, além de avaliação de títulos.

Apesar do número pequeno de chances imediatas, o professor Ricardo Blanco acredita que a instituição chamará uma quantidade maior de aprovados. "A carência de mão de obra para o posto é gigantesca, porque a demanda do trabalho do defensor é sempre muito grande."