13/08/2013 - 14:00 | última atualização em 14/08/2013 - 11:20

Rua fechada e mais de mil assinaturas contra divisão de varas

Um ato contra a divisão das varas trabalhistas reuniu cerca de 100 advogados nesta terça-feira, dia 13, em frente ao Tribunal Regional do Trabalho da Rua do Lavradio. Além de manifestar posição contrária à divisão, o protesto convocado pela OAB/RJ, pela Associação Carioca dos Advogados Trabalhistas (Acat) e pelo Sindicato dos Advogados do Rio de Janeiro também coletou apoio para um abaixo-assinado a ser entregue à direção do TRT na sessão do Pleno dia 22. Até a manhã desta terça-feira, já haviam sido recolhidas mais de mil assinaturas. No encerramento do protesto, os advogados chegaram a fechar a Rua do Lavradio por 5 minutos.

O secretário-geral e presidente da Comissão da Justiça do Trabalho da Seccional, Marcus Vinícius Cordeiro, reiterou a convocação aos advogados para que estejam presentes na entrega do abaixo assinado. "Após a vitória da luta pela unificação das varas, o Tribunal quer dividi-las. Em uma cidade caótica como a nossa, fica difícil realizar grandes deslocamentos. Somente a união das entidades e de todo o segmento da advocacia trabalhista poderá vencer esse obstáculo. Vamos todos para o TRT no dia 22", conclamou ele. As entidades também realizam um estudo jurídico da proposta do Tribunal, buscando formas de contestar a medida judicialmente.

O presidente do Sindicato dos Advogados, Álvaro Quintão, lembrou que em 1997, no mesmo dia 13 de agosto, os advogados realizaram um ato pela unificação das varas trabalhistas. "Conseguimos a centralização naquela época e agora a administração do TRT quer dividir as varas. O critério de distribuição dos processos será pelo CEP da reclamada. Ou seja, o argumento de que a divisão será um benefício para a população é conversa, não é real", afirmou Quintão.

A presidente da Acat, Ana Beatriz Seraphim, ressaltou que o problema não é apenas da advocacia. "A luta contra a divisão não é só dos advogados, é de toda a população. Queremos saber os custos dessa transferência de varas", criticou. A Associação Brasileira (Abrat) e a Associação Fluminense dos Advogados Trabalhistas (Afat) também participaram do ato.