17/07/2015 - 16:13 | última atualização em 20/07/2015 - 14:31

COMPARTILHE

Rosalina Santa Cruz dá depoimento sobre repressão no interior

redação da Tribuna do Advogado

Presa política durante a ditadura militar, Rosalina Santa Cruz deu depoimento sobre a repressão envolvendo camponeses no interior do Rio de Janeiro. Rosalina acolheu em sua casa quatro pessoas que saíram de Cachoeiras de Macacu, cidade distante uma hora da capital. Ela conta algumas histórias da época e defende a reparação dos danos ocorridos a essas pessoas, mas acredita que é muito difícil pois, até hoje, não se sabe o que aconteceu com muitos que foram expulsos de suas terras naquele período.
 
Vídeo do depoimento
“Embora tenha tido no Brasil uma política de transição, de reparação moral e econômica, até mais do que a de punição, ela não atingiu muitas famílias. Não conseguimos nem saber onde algumas famílias mais pobres estão”, disse.  O depoimento foi acompanhado pela Comissão de Direitos Humanos da Seccional e faz parte da Campanha pela Memória e Verdade.

Segundo o presidente da comissão, Marcelo Chalréo, é muito importante conhecer essa parte da história. “A repressão que houve no campo atingiu camponeses, religiosos e grupos da resistência à ditadura civil-militar de 64. O depoimento de Rosalina joga um pouco de luz sobre esse tenebroso quadro, cujos reflexos se fazem sentir até os dias de hoje. Mas muito mais há a investigar, apurar e reparar por tanto sofrimento”, defendeu.

A Campanha pela Memória e Verdade é uma inciativa da Comissão de Direitos Humanos da OAB/RJ que tem como objetivo a abertura dos arquivos da repressão política da ditadura. Desde 2010, quando foi lançada, já ouviu depoimentos de vários presos políticos da época. O vídeo com o depoimento de Rosalina está disponível, na íntegra, na TV OAB/RJ.
Abrir WhatsApp