07/05/2013 - 11:04 | última atualização em 07/05/2013 - 16:04

Rosa Maria Cardoso e Marcello Cerqueira receberão a Medalha Tiradentes

O processo de preservação da memória nacional e de esclarecimento dos fatos ocorridos durante a ditadura terá mais um capítulo nesta terça-feira, dia 7, quando a integrante da Comissão Nacional da Verdade (CNV) Rosa Maria Cardoso e o ex-deputado federal Marcello Cerqueira receberão, na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), a Medalha Tiradentes. Ambos são advogados e trabalharam na defesa de presos durante o governo militar. A cerimônia de entrega da comenda terá início às 18h30.

Medalha Tiradentes é a mais alta condecoração concedida pela Alerj
Rosa vem desempenhando importante papel na CNV, que tem por finalidade apurar graves violações de Direitos Humanos ocorridas entre 18 de setembro de 1946 e 5 de outubro de 1988. Criminalista, ela defendeu perseguidos políticos no Rio, em São Paulo e no Distrito Federal.

Eleito deputado federal pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB), em 1978, Cerqueira foi, também, presidente do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), entre 2000 e 2002.

Destinada a premiar pessoas que tenham prestado relevantes serviços à causa pública do Estado do Rio de Janeiro, a Medalha Tiradentes é a mais alta condecoração concedida pela Alerj. As homenagens desta terça-feira são uma iniciativa do deputado Paulo Ramos (PDT).