17/05/2013 - 16:09 | última atualização em 17/05/2013 - 18:13

Rio será sede da Conferência Nacional dos Advogados

assessoria de imprensa da OAB/RJ

Palco de grandes eventos como a Copa do Mundo, Jornada Mundial da Juventude e Olimpíadas, o Rio de Janeiro ganhou mais uma disputa. Por decisão do Conselho Federal da OAB, a cidade vai sediar em 2014 a 22ª edição do mais importante evento da categoria: a Conferência Nacional dos Advogados, o maior fórum de debates que norteia o papel da OAB nos temas sociais de interesse nacional. A vitória do Rio - que concorria com Porto Seguro - foi anunciada na tarde desta sexta-feira, dia 17, durante o Colégio de Presidentes da Ordem, que acontece em Belém do Pará.

Felipe Santa Cruz
presidente da OAB/RJ
"Este resultado é motivo de orgulho e representa uma grande responsabilidade. Há 15 anos, o Rio não recebia esta honra, que é mais uma prova do recuperação da Cidade Maravilhosa no cenário nacional. Devemos aproveitar este momento para refletir e debater a participação mais intensa da advocacia sobre os fatos que incomodam a sociedade. A escolha do Rio também valoriza a retomada do prestígio da classe no estado, um dos principais compromissos da nossa administração", comemorou o presidente da OAB/RJ, Felipe Santa Cruz.

O projeto da candidatura do Rio, apresentado em abril por Felipe para o Conselho Federal da Ordem, incluiu um videoclipe que destacou diversas qualidades da capital, como a hospitalidade do povo carioca, a forte estrutura turística e a capacidade de organizar os próximos grandes eventos esportivos. "Nossa previsão é reunir 20 mil profissionais de todo o Brasil na Barra da Tijuca, o bairro ideal por possuir ótima infraestrutura", lembrou.

Como organizadora, a OAB/RJ prevê realizar a 22ª Conferência Nacional dos Advogados em outubro de 2014. O local será o Centro de Convenções da Barra da Tijuca. Os temas apresentados nesta edição ainda serão selecionados pelo Conselho Federal da Ordem.

Histórico das Confederências no Rio

A escolha do Rio resgata ainda uma tradição histórica da própria Conferência - que acontece a cada três anos em cidades que venceram a concorrência nacional da OAB. Além de sediar o primeiro evento, em 1958, a capital fluminense organizou os congressos de 1974 e de 1999. Diversos temas sociais ganharam notoriedade em seus fóruns de debates, entre eles, a qualidade do ensino das universidades brasileiras, o direito à liberdade, à cidadania, à transparência pública e o apoio às minorias.

Uma das mais conhecidas posições da OAB durante as conferências nacionais aconteceu há 40 anos, no congresso de 1974, quando a entidade se manifestou publicamente contra a tentativa (mal sucedida) do governo militar de enfraquecer o papel da Ordem ao subordiná-la ao Ministério do Trabalho.