17/06/2010 - 16:06

No Rio, Ophir e Wadih participaram de abertura de Conferência da FIA

Da redação da Tribuna do Advogado

17/06/2010 - O presidente da OAB/RJ, Wadih Damous, participou da abertura da XLVI Conferência Interamericana de Advogados (FIA), realizada nesta quarta-feira, dia 15, no Rio, ao lado do presidente do Conselho Federal da Ordem, Ophir Cavalcante. Durante a cerimônia, Ophir destacou a importância dos advogados para a manutenção da justiça e defendeu a criação de "marcos regulatórios para transformar a linguagem do Direito em uma linguagem universal, tendo no advogado seu principal agente transformador". "Temos, como nenhuma outra carreira, todo um arcabouço jurídico a sustentar o papel que nos é atribuído de defensores da cidadania", declarou o presidente.

A Conferência da FIA, cujo tema central é A visão do Direito sobre a economia mundial e as implicações nas economias regionais, seguirá suas atividades até o dia 19 de junho, reunindo grandes representantes da advocacia de toda a América. Serão realizadas palestras, além de um grupo de trabalho sobre corrupção e lavagem de dinheiro, um fórum sobre a profissão de advogado, e comitês e secções que tratarão de Direito Constitucional, Direitos Humanos, Direito Civil e Processual Civil, Direito Comercial, Direito do Desenvolvimento e Integração, Educação Legal, Recursos Naturais e Proteção Ambiental, Propriedade Intelectual, Direito Internacional e Arbitragem, Direitos da Mulher, e Jovens Advogados e Estudantes de Direito.

Também estiveram presentes o presidente da FIA, George Harper; a você-presidente da FIA, Beatriz Martorello; o presidente do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Fernando Fragoso; o representante da American Bar Association, Aaron Schildhaus; o representante da União Internacional dos Advogados (UIA), Luis Delgado de Molina; a secretária-geral da FIA, Mariana Cordier; e os membros do Comitê organizador da Conferência Gustavo Buffara e André de Almeida.

O evento acontece no hotel Sheraton do Leblon, localizado na Av. Niemayer, 121, no Leblon.

Clique aqui para acessar o site da Conferência.