27/09/2012 - 11:26

Rio não sabe se terá tropas federais nas eleições

O Globo

A apenas 11 dias das eleições, o presidente do Tribunal Regional do Rio (TRE-Rio), desembargador Luiz Zveiter, disse estar preocupado com aproximação do pleito e a demora na resposta pelo Tribunal Superior Eleitoral ao pedido de tropas federais para reforçar a segurança em sete municípios do estado. As tropas atuariam na Zona Oeste e nas 16 comunidades do Complexo da Maré, região disputada por três facções criminosas e uma milícia, destacou Zveiter. Segundo ele, o pedido foi enviado em julho ao TSE.

"A eleição já é na próxima semana. O reforço federal será usado para intensificar a segurança em Itaboraí, Magé, Campos, Cabo Frio, Rio das Ostras, Macaé, onde há denúncias de irregularidades praticadas por candidatos", disse Zveiter em Itaboraí, Região Metropolitana do Rio, onde o TRE fez uma operação para combater tais irregularidades.

Assim que chegou ao 35º BPM (Itaboraí), local usado como base da operação, Zveiter alertou os fiscais sobre a presença de veículos com propaganda de candidatos à frente do Posto Médico Prefeito Milton Rodrigues Rocha, ao lado do batalhão. Determinou a apreensão dos veículos, entre eles uma Kombi com material de campanha do candidato do PR, Altineu Côrtes, que levava funcionários, segundo a sua assessoria, para seu comitê que fica ao lado do posto. O candidato negou que o veículos estivesse a seu serviço e disse estar sendo vítima de perseguição política.

Zveiter ressaltou que a distribuição de propaganda de candidatos nos arredores das zonas eleitorais será combatida. O desembargador lembrou já ter orientado juízes eleitorais a solicitarem ginásios e clubes em suas comarcas para abrigar quem for pego fazendo boca de urna. Na próxima quarta-feira, Zveiter terá uma reunião com juízes eleitorais para definir estratégias para o dia do pleito. "O eleitor pode estar certo de que seu voto é inviolável".

A assessoria do TSE informou que, por enquanto, não está prevista sessão extraordinária para votação de pedido de envio de tropas federais para ajudar na manutenção da segurança durante as eleições. Mas pode haver sessão extraordinária. Até ontem, 446 municípios haviam solicitado ajuda de tropas. O TSE autorizou o envio para 103 cidades.

Questionado, o ministro Marco Aurélio afirmou:"Eu não estou autorizado a falar pela presidente Cármen Lúcia, mas temos sido ágeis quanto à manifestação nesses pedidos de requisição de força federal. Agora, respeitando o pacto federativo, sempre baixamos o processo em diligência. Para quê? Para ouvir o chefe do Executivo local e saber se as forças com as quais ele conta são suficientes para manter a normalidade das eleições".

Quando informado que o pedido foi feito em julho, Marco Aurélio disse:"Eu não posso imaginar que não tenha sido enfrentado o pedido".