26/01/2012 - 12:35

Rio ganha 'Big Brother' contra o crack

jornal O Dia

O Rio vai ganhar um 'Big Brother' contra o crack. Um convênio inédito no País para instalar cerca de 100 câmeras de vídeo em áreas de cracolândias da cidade será assinado hoje no Rio. Cinco unidades móveis com capacidade de monitoramento e filmagem serão usadas pelas equipes multidisciplinares das áreas de Segurança, Assistência Social, Saúde e Direitos Humanos das três esferas de governo. Jacarezinho e Manguinhos, na Zona Norte e o Morro Santo Amaro, no Catete, Zona Sul, estão na lista para receber os equipamentos de combate à droga.

O convênio será assinado pelos ministros da Justiça, José Eduardo Cardozo, e da Saúde, Alexandre Padilha, o governador Sérgio Cabral e o prefeito Eduardo Paes. "O usuário, dependente químico, tem que ser tratado pela área da saúde. Nós vamos dar o atendimento sem violência, com todos os direitos do cidadão. Estaremos com policiais treinados, capacitados para ocupar o território. Tudo isso será feito com a instalação de câmeras para que as operações sejam analisadas, para que o tráfico possa ser combatido e para monitoramento permanentemente da área. É a saúde e a segurança trabalhando na busca de objetivos", avaliou o ministro José Eduardo Cardozo.

Parte do 'Programa Crack: é Possível Vencer', do governo federal, o convênio tem participação de cinco ministérios do governo Dilma: Justiça, Saúde, Desenvolvimento Social e Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.

"A atividade começa exatamente por uma definição do local, uma análise feita em conjunto pelos órgãos federais, estaduais e municipais. E a partir daí, uma ação em relação ao usuário, através de assistências sociais, através dos serviços de saúde", detalhou o ministro Cardozo.