16/05/2011 - 15:49

COMPARTILHE

Em reunião, presidente do TJ anuncia força-tarefa para Nova Friburgo

16/05/2011 - Tribunal de Justiça promete enviar força-tarefa a Nova Friburgo para colocar em dia os processos acumulados nas varas cíveis da cidade. Apesar de Friburgo não constar na relação de comarcas com elevado número de ações acumuladas, o presidente do TJ, desembargador Manoel Alberto Rebêlo, decidiu enviar a equipe para normalizar a Justiça da região, muito afetada com as chuvas no início do ano. A promessa foi feita em reunião, realizada no dia 4 de maio, com o presidente da Subseção de Friburgo, Carlos André Pedrazzi.

De acordo com Pedrazzi, Friburgo também foi muito afetada pela greve dos serventuários que paralisou a Justiça nos dois últimos meses de 2010. E no início deste ano, por conta da tragédia, o judiciário local ficou mais de um mês fechado . "Temos um acúmulo de processos desse período que somados a nova demanda causam uma lentidão significativa nos trâmites. A população já foi muito afetada este ano. Não podemos permitir que a morosidade do judiciário seja mais um obstáculo", explicou.

Apesar de prometer uma força-tarefa para a cidade, o desembargador Manoel Alberto ressaltou o quão complicado é realizar este tipo de campanha, já que para isso juízes têm que ser deslocados de outras comarcas. "O Tribunal está atento às necessidades dos advogados e queremos ser parceiros da OAB no que for possível. Mas temos que pensar administrativamente neste mecanismo, ajudar de um lado, sem que o outro fique prejudicado. Vou ser sempre parceiro da Ordem, mas dentro de minhas possibilidades ", disse o presidente.

O preenchimento das vagas de serventuários, já aprovadas para a Comarca de Nova Friburgo, e a possibilidade de entrada no Proger (Protocolo Geral) das petições destinadas aos Tribunais Superiores, foram outras reivindicações feitas na reunião. A esta última o presidente do TJ prometeu agir rapidamente, já que, segundo ele, com os avanços da tecnologia é um absurdo um advogado percorrer longas distâncias somente para dar entrada a algum recurso.

Participaram da reunião, o vice-presidente da OAB/Nova Friburgo, Rômulo Luiz de Aquino Colly; o diretor da Escola Superior de Advocacia de Friburgo, Otacilio Colly; e o juiz-auxiliar da Presidência do TJ, Carlos Augusto Borges.

Abrir WhatsApp