08/10/2010 - 16:06

Em reunião com bancários, Wadih pede flexibilização nos fóruns

Wadih reúne-se com bancários para pedir flexibilização nas agências dos fóruns

Da redação da Tribuna do Advogado

08/10/2010 - O presidente da OAB/RJ, Wadih Damous, reuniu-se nesta sexta-feira, 8, com representantes do comando de greve dos bancários e solicitou a flexibilização do movimento apenas nas agências que atendem ao Tribunal de Justiça, Tribunal Regional do Trabalho e Justiça Federal, para permitir o atendimento de advogados com ações judiciais - para pagamentos de custas, Grerj, alvarás e depósitos recursais.

"A greve é legítima, como direito constitucional, e é justa. Nossa preocupação é com a grande maioria de pessoas e de advogados com ações judiciais, e por isso peço que avaliem a possibilidade de flexibilizar apenas esse atendimento", explicou Wadih.

Ele informou ao presidente do Sindicato dos Bancários, Almir Aguiar, e ao diretor da Executiva Nacional da Confederação dos Bancários - CUT, Geraldo Ferraz, que mesmo a Seccional tendo obtido ato normativo do Tribunal de Justiça permitindo que os advogados protocolem recursos sem a anexação da Grerj comprovando o pagamento das taxas, a decisão de aceitar que a guia seja anexada depois da greve ficará a critério de cada juiz, o que é motivo de grande insegurança entre os advogados e das partes, que ficam sem saber se receberão o que lhes é de direito. "Há um grande potencial de graves prejuízos exatamente para os trabalhadores, que mais precisam da Justiça", disse Wadih.

Os representantes dos bancários disseram que iriam levar a proposta ainda hoje ao comando de greve e informariam a Seccional sobre a decisão. O presidente do sindicato avaliou que, em princípio, não vê problema para atender o pleito da Ordem.

Participaram também da reunião o procurador-geral da OAB/RJ, Ronaldo Cramer, o subprocurador Guilherme Peres e o assessor da Presidência, José Antônio Galvão.

A greve está em seu 10º dia e, segundo seus dirigentes, os bancos ainda não se dispuseram a negociar. Os bancários reivindicam 11% de reajuste e a oferta recebida é de 4,29%. Eles argumentam que o lucro das instituições ficou acima de R$ 22 bilhões nos últimos 6 meses e que estão sofrendo problemas de saúde com o aumento contínuo de metas de produção.

Consultas on-line

Ferramentas on-line podem auxiliar os advogados em algumas transações. As guias de depósitos estão disponíveis no site Banco do Brasil e os mandados de pagamentos podem ser consultados pela área restrita do site da OAB/RJ.