24/09/2024 - 15:55 | última atualização em 24/09/2024 - 17:14

Em resposta ao pleito da OABRJ, TJRJ adia início da operação do MFA para dia 7 de outubro

Ana Júlia Brandão

O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) atendeu ao pleito da OABRJ e adiou a implementação do Múltiplo Fator de Autenticação (MFA) para acessos ao Portal do Advogado para o dia 7 de outubro de 2024. A implementação é uma medida de segurança determinada pela Portaria Nº 140/24 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que estava prevista para entrar em vigor a partir do dia 23 de setembro, como requisito funcional para o acesso a sistemas judiciais sensíveis.

O MFA funcionará da seguinte forma: no momento do acesso, além dos dados habituais, como seleção de certificado digital ou login e senha, o usuário receberá um código/token via e-mail que deverá ser inserido como etapa final de validação e autorização de acesso aos sistemas do TJRJ, diferentemente do método adotado pela Justiça Federal, que determina que a autenticação seja feita por aplicativo.

Embora o TJ não tenha liberado um ambiente de homologação para acesso, o que impossibilitou a Seccional de disponibilizar um tutorial mais detalhado ou ações imersivas, o tribunal elaborou um manual para garantir que os colegas estejam preparados e não enfrentem surpresas.

Clique aqui e saiba como usar a ferramenta.

“A OABRJ não tem ingerência sobre esse cadastro, então, nosso alerta é para que os dados dos advogados e advogadas estejam atualizados para a validação e a atualização do e-mail no qual receberão o código de acesso. Além disso, vale ressaltar: assim que o MFA entrar em efetiva operação, produziremos nossos próprios materiais de apoio”, frisou a diretora de Inclusão Digital e Inovação da OABRJ, Maria Luciana Souza.

Já sabe atualizar o email no cadastro do Tribunal de Justiça? Veja aqui o passo a passo produzido pela Diretoria de Inclusão Digital e Inovação da Seccional.