11/11/2013 - 17:13 | última atualização em 11/11/2013 - 19:30

Requerimento por férias para a advocacia é destaque na Tribuna

O pedido da Seccional aos presidentes dos tribunais de Justiça (TJ) e Regional Federal (TRF) para que sejam aplicadas, já este ano, as férias coletivas para a advocacia previstas no projeto do novo Código de Processo Civil (CPC) é a capa da edição de novembro da Tribuna do Advogado.

Após aprovação do Conselho Seccional, a diretoria da OAB/RJ oficiou as cortes requerendo a suspensão de prazos, audiências e sessões no período de 20 de dezembro de 2013 a 20 de janeiro de 2014, antecipando a previsão do texto que está sendo analisado na Câmara dos Deputados. O assunto foi repercutido entre os advogados na seção Tribuna Livre.

Outra decisão importante da diretoria e que afeta diretamente os colegas é mais um destaque da revista: a contenção de gastos para que a anuidade da Ordem permaneça congelada em 2014. O valor de R$ 795, o mesmo de 2013, se quitado até o dia 10 de janeiro, não será sequer corrigido pelos índices inflacionários. Advogados que pagaram a contribuição até 10 de dezembro deste ano terão 5% de desconto.

Tribuna do Advogado
A Tribuna traz também reportagens sobre advogados que saíram dos escritórios para se dedicar à música; sobre o projeto que torna inelegível o governante que descumprir as metas para a educação; sobre a PEC que abre caminho para o fim da aposentadoria como punição para juízes que cometem delitos e sobre uma série de documentários dirigida por Silvio Tendler que inclui um filme sobre os advogados que atuaram na defesa de presos políticos no período da ditadura militar.

Na entrevista, o professor de Ética da Universidade de São Paulo (USP) Clóvis de Barros Filho, fala sobre a necessidade de regulação e controle social da mídia para evitar abusos e, na seção Vida Privada, o conselheiro da OAB/RJ Luís Guilherme Vieira expõe seus gostos pessoais.