27/05/2009 - 16:06

COMPARTILHE

Relatório da Anistia Internacional critica segurança no Rio

Relatório da Anistia Internacional critica segurança no Rio

 

 

Do jornal O Globo

 

27/05/2009 - Ainda que elogie os esforços dos poderes Legislativo e Judiciário no combate às milícias do Rio, a Anistia Internacional guardou alfinetadas de sobra para o Executivo fluminense em seu relatório das violações de direitos humanos por todo o mundo. Na versão de 2009 do documento anual, que será divulgada hoje em Londres, a entidade cita a política de segurança pública do governador Sérgio Cabral como um dos exemplos negativos do Brasil.

 

"O Rio investe numa política de repressão em que autos de resistência (mortes em ações policiais) são usados como medida de eficiência. É perigoso, ainda mais quando nossas pesquisas mostram que esse tipo de confronto hoje pode ser responsável por um em cada sete homicídios no estado", disse o representante da Anistia no Brasil, Tim Cahill.

 

Em nota, Cabral disse que a acusação da Anistia é uma falta de respeito com a política do estado, que é exatamente e valorização do ser humano: "A política do extermínio é a política da milícia e do traficante, eles exterminam. A nossa orientação para o nosso policial é a de evitar o conflito armado ao máximo. O conflito armado é a última opção".

Abrir WhatsApp