13/05/2010 - 16:06

COMPARTILHE

Raul Araújo Filho assume cargo de ministro do STJ

Raul Araújo Filho assume cargo de ministro do STJ

 

 

Do Jornal do Commercio

 

13/05/2010 - O pleno do Superior Tribunal de Justiça (STJ) empossou ontem o desembargador Raul Araújo Filho na vaga aberta pela aposentadoria do ministro Paulo Gallotti, ocorrida em agosto do ano passado. Apesar de a cerimônia não prever discursos, o novo ministro do STJ ouviu as palavras de boas-vindas do presidente do tribunal, ministro Cesar Asfor Rocha, ao assinar o termo de posse. "Ao nosso abraço de boas-vindas, associamos o profundo desejo de que entre nós seja tão bem-sucedido e feliz quanto foi nas instituições em que trabalhou. Tenho a certeza que em muito contribuirá para que o Superior Tribunal de Justiça continue a cumprir satisfatoriamente a missão que lhe destinou a Constituição Federal", disse Asfor Rocha. A nomeação de Araújo Filho pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, foi publicada no Diário Oficial da União no último dia 4.

 

Cearense de Fortaleza, Raul Araújo Filho, 50 anos, integrava o Tribunal de Justiça do Ceará (TJ-CE). Bacharel em Direito desde 1981, pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará (UFCE) e em Economia desde 1985, pela Universidade de Fortaleza (Unifor), ele construiu toda a carreira no estado natal. Antes de compor o TJ-CE, atuou como advogado, promotor de Justiça das três entrâncias, procurador do estado e procuradorgeral do Ceará. Além disso, é especialista em Ordem Jurídica Constitucional, pelo Curso de Mestrado em Direito Público da Faculdade de Direito da UFC, que concluiu em dezembro de 1985.

 

Conterrânea do ministro empossado, a senadora Patrícia Saboya (PDT\/CE) afirmou ter certeza de que Araújo Filho prestará grande contribuição ao STJ e à Justiça brasileira. "Raul Araújo Filho é um homem que já passou por diversos cargos públicos e mostrou a que veio.

 

Cumpriu todas as missões com seriedade, determinação e honestidade, demonstrando a força e a coragem do povo cearense.

 

Fico muito orgulhosa, como cearense, de ter alguém do tamanho, da estatura e da seriedade de Raul em um tribunal superior", afirmou.

 

 

Novo

 

Para o ex-ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, o ministro Raul Araújo Filho terá um papel extremamente importante no STJ. A opinião é compartihada pelo desembargador Ademar Mendes Bezerra, do Tribunal de Justiça do Ceará (TJ-CE). "Raul Araújo Filho chega ao STJ com 30 anos de carreira. É um brilhante desembargador, que sempre está ao lado do que é novo, das mudanças. É um jovem com muito talento, cultura e honorabilidade", elogiou.

 

Para o senador Inácio Arruda (PC do B-CE), Raul Araújo Filho é uma das pessoas mais bem preparadas do Judiciário cearense, com a consciência de que o Brasil precisa de uma Justiça ágil, comprometida com a sociedade e com o desenvolvimento do País. "Nós perdemos no Ceará, momentaneamente, mas o Brasil ganha com um jovem jurista que vai dar grande contribuição à Justiça brasileira.

 

É um magistrado que tem grande disposição para o trabalho e que conhece a Justiça profundamente", destacou.

 

O advogado-geral da União, Luiz Inácio Adams, representou o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Também estiveram presentes à posse o governador do Ceará, Cid Ferreira Gomes, o procuradorgeral da República, Roberto Gurgel, e o presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcante.

 

Representantes de órgãos do Poder Judiciário também marcaram presença, como o presidente em exercício do Superior Tribunal Militar (STM), ministro almirante de Esquadra Marcus Augusto Leal de Azevedo, o presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro Milton de Moura França, além de ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e do presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), Jirair Arnam Meguerian, e do presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Ubiratan Aguiar.

 

Vários senadores e deputados federais também estiveram no STJ para cumprimentar o ministro empossado.

Abrir WhatsApp