18/09/2013 - 19:28 | última atualização em 19/09/2013 - 11:55

COMPARTILHE

Rádio OABRJ homenageia o guitarrista Jimi Hendrix

redação da Tribuna do Advogado

A Rádio OABRJ presta homenagem, nestas quarta e quinta-feira, a Jimi Hendrix, considerado um dos mais importantes guitarristas da história do rock. Além de suas canções, serão exibidos trechos com informações sobre sua biografia.
 
Nascido na cidade de Seattle (EUA) em novembro de 1942, Jimi Hendrix morreu no dia 18 de setembro de 1970, aos 27 anos. Ele era também cantor, compositor e produtor, e mudou-se em 1966 para a Inglaterra, onde fez sucesso antes de ser plenamente reconhecido em sua terra natal – seus únicos três discos de estúdio foram lançados no Reino Unido meses antes de circularem nos EUA.
 
Desde o primeiro álbum, a psicodelia e as guitarras distorcidas marcaram a música de Hendrix. Em 1967, lançou dois discos: Are You Experienced, com os sucessos Foxy Lady e Fire, e também Axis: Bold as Love, em que gravou hits como Wait Until Tomorrow, Little Wing e Castles Made Of Sand. No ano seguinte, lançou seu último disco de estúdio, Electric Ladyland, que também é o derradeiro com a banda The Jimi Hendrix Experience, e que trazia os sucessos Crosstown Traffic e Voodoo Child (todas as canções citadas são de autoria do próprio Hendrix).
 
Em agosto de 1969, Hendrix realizou a memorável apresentação no encerramento do Festival de Woodstock, com músicas como Hey Joe, Purple Haze e a versão instrumental improvisada do hino nacional norte-americano, distorcida e quase irreconhecível e acompanhada de sons de metralhadoras e bombas, produzidos por Hendrix em sua guitarra como uma forma de protesto contra a Guerra do Vietnã.
 
Em 1970, o guitarrista lançaria seu último disco em vida, Band of Gypsys, único registro ao vivo autorizado por ele – todos os demais são álbuns póstumos. Em agosto daquele ano apresentou-se no Festival da Ilha de Wight, e poucas semanas depois foi encontrado morto no quarto que ocupava em um hotel londrino, em circunstâncias que nunca foram completamente explicadas. Parte de seu estilo único deve-se ao fato de que Hendrix, que era canhoto, tocava uma guitarra para destros virada ao contrário, com as cordas colocadas para canhoto. Ele deixou mais de 300 gravações inéditas, além de seus três LPs oficiais e vários compactos.
 
Nessa semana, a Rádio OABRJ também apresenta programação especial por conta do Rock in Rio.
 
Abrir WhatsApp