07/10/2011 - 18:07

COMPARTILHE

Protocolo único agilizará o serviço da Justiça Trabalhista

redação da Tribuna do Advogado

Os advogados trabalhistas da capital poderão, a partir desta segunda-feira, dia 10, devolver processos em único local. Atendendo a um antigo pleito da OAB/RJ, o Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT-1) inaugurou na tarde desta sexta-feira, dia 7, o Protocolo da Justiça do Trabalho, que evitará a locomoção dos colegas às 82 varas da capital.

A medida pretende diminuir as filas nos balcões das unidades e nos elevadores, gerando mais conforto e agilizando o trabalho dos advogados. Além disso, o protocolo poderá ser usado para a entrega de petições, quando estas estiverem vinculadas ao processo a ser devolvido ou protocoladas paralelamente à entrega.

O serviço já existiu na Justiça do Trabalho, mas foi extinto em 2006 devido ao aumento do número de varas na capital e à falta de estrutura para a demanda.

Um local para a devolução dos autos é um anseio antigo da OAB/RJ, que não se aquietava com o exaustivo trabalho dos colegas de ir e vir às varas onde seus processos corriam. Há cinco anos eu luto pela reativação desse serviço”, comemorou o presidente da Comissão de Justiça do Trabalho (CJT) da Seccional, Ricardo Menezes, que representou a Ordem na solenidade.

Ricardo elogiou a atual gestão do TRT-1, que, segundo ele, vem mantendo um ótimo diálogo com a comissão, a fim de atender melhor os colegas. “Tenho certeza que, em breve, este Tribunal estará correspondendo às expectativas de todos que buscam uma Justiça mais dinâmica e compatível com a era de tecnologia e informatização”, declarou.

O diretor do fórum da Rua do Lavradio, juiz Maurício Pizarro Drummond, que destacou, em seu discurso, o trabalho da CJT, disse que o protocolo único diminuirá o fluxo no fórum, onde circulam atualmente cerca de 12 mil pessoas por dia, e, consequentemente, o tempo de espera para atendimento nas varas.

Vice-presidente do TRT-1, o desembargador Carlos Alberto Araújo Drummond ressaltou a importância de um trabalho conjunto para a implantação do espaço. “Nós apenas continuamos um sonho antigo entregamos essa obra”, afirmou.

Participaram também da cerimônia de inauguração o procurador-chefe substituto da Procuradoria Regional do Trabalho da 1ª Região, Arthur Azambuja Rodrigues e representantes da CJT e da Associação Carioca de Advogados Trabalhistas (ACAT-RJ).

O Protocolo da Justiça do Trabalho funcionará das 10h às 17h, no prédio anexo ao fórum da Rua do Lavradio.

 
 
Abrir WhatsApp