16/04/2018 - 16:09 | última atualização em 18/04/2018 - 18:18

Proteção para trabalhador que lida com raio X é tema de palestra

O desrespeito às normas de segurança no uso da radiação ionizante (raio X) por profissionais de saúde tem sido apontado como causa de acidentes de trabalho e até de doenças graves como câncer. Muitas vezes, essas queixas redundam em processos trabalhistas movidos por trabalhadores contra as empresas.

Para tratar do assunto, a Comissão Especial de Acidente do Trabalho e a Comissão de Direito à Educação organizam a palestra Proteção Radiológica em Serviços de Saúde: compliance, programa de integridade e conformidade legal, na terça-feira, dia 24, das 14h às 20h, no Plenário Evandro Lins e Silva, no 4º andar da Sede (Avenida Marechal Câmara, 150).

Para o vice-presidente da Comissão Especial de Acidente do Trabalho, Derval de Oliveira Filho, a chave para evitar acidentes de trabalho com raio X está na prevenção. “É uma sequência: para haver prevenção, é preciso aprendizado dos trabalhadores e uma cultura favorável da empresa. Em regra, isso não acontece”.
Agora, explica Filho, o compliance (o cumprimento das normas) vem resolver isso, pois exige que a empresa esteja em conformidade legal de saúde ocupacional. “O advento do e-social também torna as consequências das más práticas evidentes”, conta ele.

As inscrições podem ser feitas na área de eventos do Portal da OAB/RJ. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (21) 2272-2053.