19/09/2014 - 11:55 | última atualização em 19/09/2014 - 12:26

Protagonismo e participação popular serão debatidos em Gramacho

O Centro Comunitário da Igreja Nossa Senhora da Penha, localizado em Gramacho, será palco da próxima edição do projeto Diálogos de direitos humanos, promovido pela OAB/RJ. O encontro será dia 20 e terá como principal ponto a participação popular nas decisões ligadas à cidade.

Encontros já foram realizados em Jacarezinho e em Acari
A mesa de abertura do evento contará com a presença do presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB/RJ, Marcelo Chalréo, e dos representantes do Fórum Comunitário Jardim Gramacho, Fátima Silva; do Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis, Gordinho; e do Conselho Estadual da Criança e Adolescente, Mônica Alkimim, além da Defensoria Pública de Duque de Caxias.

Esta é a terceira vez no ano que integrantes da Comissão de Direitos Humanos da Ordem levam a comunidades do estado informações sobre os direitos fundamentais de cada cidadão. O primeiro evento aconteceu em maio na Igreja do Padre Nelson, no Jacarezinho e abordou as noções básicas dos direitos fundamentais e trabalhistas, o Estatuto da Criança e do Adolescente e o combate à discriminação racial. O segundo encontro foi realizado no fim de julho, em Acari, e teve como temas principais a segurança pública, o encaminhamento de denúncias e a rotina de trabalho das organizações de direitos humanos.

Como entidades convidadas, participarão a Associação Casa Fluminense, o Fórum Grita Baixada, a Associação Pamen Cheifa, a Rede Criança Baixada, a Associação Pastoral de Assistência Social Caxias, a Associação Nelson Mandela e a Paróquia N.S.da Penha e Santa Clara.

O debate em Gramacho será das 10h às 15h, no Centro Comunitário da Igreja Nossa Senhora da Penha, localizado à Rua Manicoré Pizarro, quadra 114, lotes 9 e 10, Jardim Gramacho.