23/10/2009 - 16:06

COMPARTILHE

Promotoria do Idoso exige construção de abrigos públicos

Promotoria do Idoso exige construção de abrigos públicos

 

 

Do Jornal do Commercio

 

23/10/2009 - O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, por intermédio da 2ª Promotoria de Justiça de Proteção ao Idoso e à Pessoa Portadora de Deficiência da Capital, enviou nesta quinta-feira ofício à prefeitura indagando se o município tem interesse em firmar Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para acabar com a carência de abrigos públicos para idosos.

 

O ofício ressalta que, atualmente, há apenas três abrigos públicos para idosos em situação de risco, no total de 43 vagas - já ocupadas -, e 174 em abrigos particulares que mantêm convênio com a prefeitura. Os valores repassados são insuficientes para a cobertura dos gastos, por isso várias instituições não querem assinar acordos com o Poder Público.

 

Segundo a Promotora Eliane Belém, titular da 2ª Promotoria de Justiça de Proteção ao Idoso e à Pessoa Portadora de Deficiência da Capital, a única central de recepção para idosos - a Pastor Carlos Portela -, no Centro, não funciona 24 horas e as pessoas recolhidas à noite são levadas para locais inapropriados e, em consequência, não recebem tratamento adequado.

 

O Ministério Público entende que é importante a cidade do Rio de Janeiro, que já tem um número razoável de projetos para a concretização das Olimpíadas de 2016, não esquecer os seus idosos em situação de risco social. Essa parcela da população busca diariamente o MP para o auxílio de vagas em abrigos, afirmou a promotora.

Abrir WhatsApp