01/11/2010 - 16:06

COMPARTILHE

Projeto do TJ-RJ no banco do CNJ

Projeto do TJ-RJ no banco do CNJ


Do Jornal do Commercio

01/11/2010 - O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) encaminhará, nos próximos dias, o programa Justiça Cidadã ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ), para que seja integrado ao seu banco de Boas Práticas. Desde a sua criação, em 2004, as ações do Justiça Cidadã já chegaram a cerca de 1.600 pessoas.

Segundo o presidente do TJ-RJ, desembargador Luiz Zveiter, o Justiça Cidadã tem por objetivo aproximar o Judiciário fluminense da sociedade, em especial das comunidades mais carentes. Em 2010, entre as atividades do programa, destacaram-se os cursos de capacitação sobre Direito, Justiça e Cidadania, os encontros de reciclagem e as palestras.

"O banco de Boas Práticas do CNJ dá visibilidade aos tribunais com custos baixíssimos, se considerarmos que as atividades do Justiça Cidadã são desenvolvidas por professores e demais profissionais, todos voluntários. A pessoa que participa das ações leva os conhecimentos para sua comunidade e se transforma em multiplicadora. Ela passa a conhecer seus direitos, aprende a pleiteá-los e, efetivamente, vai exercer a sua cidadania", explica a diretora do Departamento de Avaliação e Acompanhamento de Projetos Especiais (Deape) do TJ, Rosilea Di Masi.

O Boas Práticas de Gestão do Judiciário é um banco de dados e de divulgação das melhores iniciativas aplicadas no Poder Judiciário. A ideia é compartilhar e socializar o capital intelectual dos integrantes do Judiciário, de modo a estimular a melhoria contínua dos processos de gestão e, consequentemente, da qualidade dos serviços prestados.

Abrir WhatsApp