20/09/2018 - 17:35 | última atualização em 21/09/2018 - 12:09

COMPARTILHE

Projeto OAB Século 21 dá a Petrópolis Central Digital

redação da Tribuna do Advogado

           Foto: Alexandre Pena  |   Clique para ampliar
 
Clara Passi
Foto: Alexandre Pena   |   Clique para ampliar Encarapitada no centro da Cidade Imperial, a subseção de Petrópolis deu um salto rumo ao futuro nesta quinta-feira, dia 20, com a inauguração da Central Digital. O novo espaço conta com um posto de certificação digital, com funcionários treinados para amparar os advogados de forma permanente, três escritórios compartilhados equipados com computadores e quatro terminais de peticionamento eletrônico. 

De acordo com o presidente da subseção, Marcelo Schaefer, os 2.300 inscritos da região poderão agendar o uso dos escritórios compartilhados imediatamente. O posto de certificação digital está em fase final de implantação e estará disponível em breve. A novidade foi saudada como um alívio para aqueles que dependiam apenas da estrutura do Fórum local, que fica distante do Centro da cidade, e um alento para aqueles que, por causa da crise, tiveram de abrir mão de salas próprias.

A implantação da Central Digital onde antes havia a estrutura de uma farmácia desativada é mais um marco do projeto OAB Século 21, que readapta os espaços atendendo à demanda gerada pela digitalização da Justiça.  É também a coroação de um esforço conjunto entre a subseção e a Seccional, que começou em 2016, quando Marcelo Schaefer assumiu a gestão, e mais uma mostra da união da advocacia fluminense na semana que começou com o ato de desagravo à advogada Valéria Lúcia dos Santos, que foi algemada no Fórum de Duque de Caxias.

A presidente da OAB Mulher, Marisa Gaudio, e a coordenadora do GT de Prerrogativas da mesma comissão, Fernanda Mata, representaram a Seccional na cerimônia, que teve também  a presença do diretor do Departamento de Atendimento às Subseções (DAS), Carlos Pedrazzi, e do vice-presidente da subseção, Valdir Lima. 
 
Foto: Alexandre Pena   |   Clique para ampliar “Com a estrutura ampliada, o advogado vai se sentir mais convidado a frequentar sua casa. É um alinhamento com os novos perfis da advocacia e um socorro num momento econômico difícil. A tendência é que o advogado recorra ao Fórum mais para medidas de urgência e conviva com os colegas aqui na Subseção”, avalia Shaefer, que exaltou a profícua parceria com a Seccional durante este triênio e homenageou sua mãe, Julia Schaefer, advogada com 40 anos de profissão, durante seu discurso no púlpito. 
“Foi dela que herdei o viés para a militância em prol da classe”, disse ele.  
 
Gaudio se disse "adotada por Petrópolis".  "O trabalho de vocês (da subseção), irmanados, ecoa. Apesar de todos os problemas na advocacia, no estado e país, hoje é um dia de festa”, disse a presidente da OAB Mulher. “Aqui é nosso espaço de construção, onde nos sentimos fortalecidos”.
 
Pedrazzi deu mérito a Schaefer, de quem destacou a “doçura, serenidade e discrição”, e frisou que, mesmo com as dificuldades orçamentárias, a gestão atual orgulha-se de ter conseguido operar melhorias nas 63 subseções. "Austeridade é a palavra do momento", disse. 
Abrir WhatsApp