26/08/2013 - 17:18 | última atualização em 26/08/2013 - 17:21

Projeto Eleições Limpas estará quinta na FND

Com o objetivo de angariar apoio ao projeto de iniciativa popular Eleições Limpas, o Conselho Federal realizará quinta-feira, dia 29, um ato público na Faculdade Nacional de Direito (FND), da UFRJ, no Centro do Rio, a partir das 11h. Com a presença dos presidentes da OAB nacional, Marcus Vinicius Furtado, e da Seccional, Felipe Santa Cruz, serão coletadas adesões ao abaixo-assinado, que já passou por diversos estados brasileiros. São necessárias 1,5 milhão de assinaturas para que o projeto de lei seja apresentado ao Congresso Nacional.

Entre os pontos defendidos pela Campanha estão a vedação das doações financeiras por parte de empresas a partidos políticos e a candidatos, a criminalização de quem fizer caixa dois nas campanhas eleitorais e a defesa da transparência na movimentação do dinheiro utilizado nos pleitos eleitorais.

O movimento defende, ainda, maior fiscalização e controle social das eleições, a redução no número de candidatos e maior democratização dos partidos, com a legenda devendo escolher seus candidatos em prévias partidárias.