01/03/2012 - 12:31

COMPARTILHE

Programados 16 mutirões do TRF-2 para 2012

Jornal do Commercio

O Núcleo Permanente de Solução de Conflitos da 2ª Região (NPSC-2), órgão do Tribunal Regional federal da Segunda Região (TRF-2) que organiza e executa os mutirões de conciliação da Justiça Federal da 2ª Região, já tem, até o momento, 16 eventos programados para 2012. Com eles, o órgão espera facilitar o acordo entre autores e réus em pelo menos 6,3 mil processos que tramitam nas capitais e no interior do Rio de Janeiro e do Espírito Santo.

O NPSC2 ainda pretende incluir outros mutirões no cronograma.

"Só de novembro do ano passado para cá recebemos 167 e-mails com pedidos de inclusão de processos na nossa pauta. Isso mostra que estamos no caminho certo", comemora a juíza federal Marcella Brandão, que atua há mais de um ano no NPSC-2.

A agenda do Núcleo é variada e inclui, entre outros assuntos, questões previdenciárias, ações envolvendo danos morais contra a Caixa Econômica Federal (CEF), cobranças de anuidades da OAB, pedidos de pagamento de gratificações de servidores públicos e reclamações referentes a correção de contas do FGTS.

O principal foco das pautas de audiências, no entanto, são processos que contestam índices de reajuste das prestações da casa própria adquirida com recursos do Sistema Financeiro da Habitação (SFH).

O tema vai render mutirões quase todos os meses do ano, entre março e dezembro, que devem levar para as mesas de negociação entre as partes aproximadamente 3,3 mil processos. Com isso, a Justiça Federal da 2ª Região deve superar bastante a meta fixada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), cuja expectativa é de que sejam realizadas pouco mais de 2,6 mil audiências conciliatórias com causas do SFH nos estados fluminense e capixaba.

O próximo evento do NPSC-2 será da próxima segunda- feira à quinta-feira, dia 8, quando, nas sedes da Justiça Federal do Rio de Janeiro e de São João de Meriti (região metropolitana do Rio de Janeiro), serão conduzidas mais de 400 audiências de conciliação envolvendo ações referentes a créditos comerciais da CEF, como reclamações sobre cobranças do cheque especial e outros contratos bancários.

Na verdade, os eventos do início de março não serão os primeiros da programação de mutirões do TRF-2 em 2012: com o expressivo índice de 91,2% de acordos, a instituição já tinha efetuado um em Magé (também no Grande Rio), nos dias 13 e 14 de fevereiro.

Na ocasião, foram concretizadas 57 audiências em processos ajuizados contra a CEF. Também em fevereiro, o TRF-2 promoveu, nas varas federais localizadas nas cidades fluminenses de Volta Redonda, Barra do Piraí e Itaperuna, mutirões de conciliação para tratar de dívidas referentes às anuidades da OAB. No total, das 63 audiências realizadas entre os dias 14 e 15, 53 terminaram com acordo entre as partes, representando um índice de 84%.
Abrir WhatsApp