19/12/2012 - 15:56 | última atualização em 19/12/2012 - 15:59

Em programa de TV, Wadih fez balanço da gestão

O presidente da OAB/RJ, Wadih Damous, foi o convidado do Direito em debate desta terça-feira, dia 18. Ele fez um balanço de sua gestão e falou sobre realizações, orgulhos e frustrações durante os seis anos à frente da Ordem. O programa esta disponível na TV OAB/RJ.

Indagado sobre o sentimento que fica ao fim do mandato, Wadih afirmou ter a sensação de dever cumprido e colocou a reaproximação da OAB/RJ com os advogados e com a sociedade como sua principal realização. "Cumprir aquilo que nos propusemos a fazer me deixa satisfeito. A Ordem estava muito distante dos colegas e da população em geral, traindo sua vocação. Conseguimos recuperar a confiança de todos", disse.

Wadih Damous
presidente da OAB/RJ

A independência da entidade também foi destacada. "Não nos pautamos por igrejas, partidos políticos, Estado ou qualquer setor da sociedade", afirmou Wadih, antes de comentar o trato com a imprensa. "Foi sempre uma boa relação, porém com altivez e autonomia. Criticamos quando achamos necessário, exercendo nossa liberdade de expressão", ressaltou.

O cuidado e sensibilidade ao se expressar foram lembrados por Wadih ao ser perguntado sobre a responsabilidade de representar uma classe tão numerosa e combativa. "Sempre procurei estabelecer pra mim mesmo que deveria captar o sentimento médio do Conselho, da Diretoria e da classe. Naturalmente a legitimação das urnas dá ao presidente uma margem de expressão, mas sempre tomei cuidado em não impor minha opinião sobre determinados assuntos", explicou.

Por fim, o presidente falou das maiores recompensas ao fim da gestão e deixou um recado para os advogados. "Perceber que fazemos algo que beneficia as pessoas, que estamos ajudando a vida de profissionais e saber que um serviço oferecido por nós pode significar a requalificação profissional de um colega é reconfortante. É importante a noção de que poderão continuar contando com a OAB/RJ e que serei muito bem sucedido pelo Felipe. Ele me acompanhou por muitos anos e adotou nossa filosofia de administração, sendo meu braço direito no curso desses seis anos", finalizou.