11/12/2009 - 16:06

COMPARTILHE

Programa do TJ incentiva a mediação

Programa do TJ incentiva a mediação

 

 

Do Jornal do Commercio

 

11/12/2009 - O presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), desembargador Luiz Zveiter, inaugurou o Centro de Mediação do Fórum Central da comarca da capital e lançou oficialmente o Programa de Mediação do Poder Judiciário. De acordo com o desembargador, a corte do Rio será a primeira do País a cumprir a meta relativa à mediação.

 

A mediação é um método de resolução pacífica de disputas que é particularmente indicado para conflitos decorrentes de relações continuadas entre as partes, principalmente as familiares, em cuja solução a qualidade da relação social deve ser resguardada.

 

O desembargador Maurício Caldas Lopes, presidente do Grupo de Trabalho de Soluções Alternativas de Resolução de Conflitos, lembrou que a mediação é uma forma alternativa de solução de conflitos. Estamos hoje dando partida a um projeto que acalentamos há muito tempo, afirmou.

 

Presidente do Subgrupo de Trabalho de Conciliação e Mediação, a desembargadora Marilene Melo Alves elogiou a capacidade de realização de Zveiter e adiantou que serão instalados outros 13 Centros de Mediação em todo o estado.Estamos criando uma forma de solução de conflitos pacificadora e efetiva que vem vingando e tem tradição nos países desenvolvidos. É um salto para o futuro, afirmou a desembargadora.

 

A juíza Regina Fábregas, diretora do Centro de Mediação do Fórum Central, explicou a diferença entre mediação e conciliação: A conciliação visa ao acordo para acabar com o processo enquanto a mediação vai facilitar a composição entre as partes, influenciando, posteriormente, a relação entre elas após o término do processo.

Abrir WhatsApp