04/10/2010 - 15:49

Programa incentiva aprimoramento das subseções

04/10/2010 - O aperfeiçoamento dos procedimentos administrativos das 58 subseções do estado e a aproximação entre Seccional e as comarcas ganharam em setembro um forte aliado. Fruto dos debates realizados nas reuniões zonais, o Programa de Aperfeiçoamento das Subseções (PASS) levará a cada subseção uma equipe formada por funcionários do Departamento de Apoio às Subseções (DAS), por gerentes de diferentes departamentos da Seccional e o superintendente da OAB/RJ, João Luiz Couto. O objetivo é ajustar processos administrativos, lapidar e padronizar procedimentos e resolver entraves burocráticos.

Na Baixada Fluminense, o programa começou por Nova Iguaçu, no dia 16, e Duque de Caxias, no dia 28. Em 5 de outubro, o grupo estará em São João de Meriti e Nilópolis. Até o fechamento desta edição, as visitas a Magé, Paracambi, Belford Roxo e Queimados ainda não tinham sido agendadas.

De acordo com João Luiz, a impossibilidade de atender num curto espaço de tempo a todas as reivindicações apresentadas nas zonais levou à procura por novos mecanismos de apoio às comarcas. Segundo Felipe Santa Cruz, diretor do DAS e presidente da Caixa de Assistência aos Advogados do Estado do Rio de Janeiro (Caarj), boas iniciativas verificadas numa subseção poderão ser levadas a outras comarcas. "Um dos principais objetivos é padronizar o funcionamento das subseções do estado", disse.

João Luiz acrescentou que a excelência dos procedimentos internos de uma subseção será premiada com uma certificação de qualidade emitida pela Ordem. Segundo ele, a equipe da Seccional tem, por exemplo, a missão de observar da limpeza da subseção ao atendimento prestado aos advogados e à população local.

O PASS também levará profissionais capacitados para aprimorar as instalações de telefonia e informática. Após a primeira fase do programa, o grupo voltará às comarcas para verificar a situação e afinar ainda mais o diálogo. O intercâmbio entre funcionários e gerentes de departamentos da Ordem e das subseções será reforçado.

Para o presidente da 1ª Subseção (Nova Iguaçu), Jurandir Ceulin, a busca por maior integração entre Seccional e comarcas deve ser permanente. "O PASS, a exemplo de outras ações, como o Colégio de Presidentes e as reuniões zonais, tem o potencial de aproximar a Ordem e as subseções dentro de objetivos comuns", afirmou Jurandir.