14/08/2012 - 09:27

Programa desta terça homenageia OAB e advogados

O presidente da OAB/RJ, Wadih Damous, e o ex-presidente do Conselho Federal da Ordem Eduardo Seabra Fagundes são os convidados do programa Direito em Debate que vai ao ar nesta terça-feira, dia 14, e tem como tema os 80 anos da OAB e o Mês do Advogado. O histórico de lutas e conquistas da instituição e a importância do profissional do Direito foram os principais pontos abordados.

"O advogado é um instrumento essencial ao desenvolvimento das relações sociais e humanas na sociedade", declarou Wadih ao ser indagado sobre o papel da classe. Ele considera, também, que o fortalecimento da advocacia é um traço de desenvolvimento. "A advocacia surge como um aperfeiçoamento do processo civilizatório", disse.

Seabra Fagundes esteve à frente do Conselho Federal em plena ditadura militar. Era a ele, como presidente da entidade, que estava endereçada a carta-bomba que, em 1980, vitimou a então secretária da presidência, Lyda Monteiro. Ele destacou o papel de defesa da sociedade civil que a Ordem desempenhou. "A OAB era, se não a principal, uma das poucas vozes dissonantes naquela época, já que a imprensa estava sob censura há muito tempo. Éramos o único caminho que havia para quem se sentia ameaçado ou oprimido", afirmou.

O Direito em Debate é transmitido pela Rede Vida todas as terças-feiras, às 21h.